Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Neste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.
Sabe como detetar oportunidades para lançar o seu negócio?
A questão fundamental que todos os candidatos a empreendedores enfrentam é encontrar a oportunidade de negócios que melhor se adapte ao seu perfil.
- Criar uma empresa que irá lançar um novo produto ou serviço que vem suprir uma necessidade nova do mercado?
- Encontrar um produto ou serviço que já exista num determinado mercado e lança-lo ou disponibilizá-lo noutro mercado?
- Confiar em modelos já testados e lançar o negócio em regime de Franchising?
Há muitas fontes de novas oportunidades para um empreendedor iniciar o seu negócio e, saber detetá-las, também faz parte do espírito empreendedor necessário a quem quer lançar o seu negócio.
Ineficiências no mercado
Quando vemos ineficiência no mercado, e temos uma ideia sobre como corrigir essa ineficiência, e se temos os recursos, a capacidade e, acima de tudo, a vontade para corrigir essa ineficiência, essa poderá ser uma proposta de negócio interessante. Por outro lado, se conhecemos um produto ou serviço que “dá cartas” no estrangeiro e ele ainda não existe no nosso país, essa poderá também ser uma oportunidade interessante para iniciar um negócio.
Os nossos clientes
A melhor fonte de novas ideias de negócio vem dos nossos clientes. Ouvir os clientes é algo que devemos fazer continuamente. Perceber a forma como podemos melhorar o nosso produto, onde o cliente quer ter o produto, como quer que seja entregue, quanto está disposto a pagar por ele.
Analisar o mercado
A primeira análise deverá ser sempre ao mercado para percebermos se existe mercado, se existem clientes reais dispostos a pagar dinheiro pelos nossos produtos ou serviços.
Após confirmarmos que existe um mercado deveremos perceber quem é que já está nesse mercado, ou seja, analisar a concorrência. Conhecendo as necessidades do mercado e os produtos existentes para esse mercado conseguimos perceber quais as necessidades que não estão a ser satisfeitas na sua plenitude. Ou perceber se existe um nicho de valor não detetado pela concorrência. Saiba aqui como fazer um estudo de mercado!
Análise ao setor
Também é fundamental fazer uma análise global ao sector para tentar perceber se o sector está em crescimento ou declínio, se existem restrições legais ou acreditações a fazer ou se o sector é demasiado regulamentado. É importante ter a noção do nível de atratividade e das dificuldades do sector.
Erros frequentes
O erro mais frequente que as pessoas tendem a cometer é pensar que os futuros clientes são como elas. Se elas gostam do produto, todos vão gostar. Por vezes, os empreendedores mais tecnicistas concentram-se demasiados nas características de engenharia ou técnicas do produto, em vez de se concentrarem na necessidade que o produto deveria satisfazer.
Os clientes não compram tecnologia, compram produtos que agregam valor. Compram produtos que os ajudam a resolver um problema e não a tecnologia por si mesma. Não perder o foco do cliente é essencial para atingir o sucesso.
Outras formas de detetar oportunidades de negócio
Além de ouvir os clientes e analisar o mercado e a concorrência, existem outras formas de detetar oportunidades de negócio:
- Monitorizar tendências e mudanças no mercado: Mantenha-se atualizado sobre as tendências e mudanças no seu setor ou em setores relevantes para o seu negócio. Isso vai, sem dúvida, ajudar a identificar novas oportunidades.
- Networking: Conheça pessoas e participe de eventos relacionados com o seu setor Desta forma, vai estar sempre atualizado. Além disso, irá conhecer outras pessoas que podem ter informações sobre novas oportunidades.
- Utilize dados e análises: Utilize dados e análises para identificar padrões e tendências que possam indicar novas oportunidades de negócio.
- Inovação: Mantenha-se aberto a novas ideias e tecnologias. Algumas das maiores oportunidades de negócio surgem da inovação.
- Solução de problemas: Identifique problemas e crie soluções para eles. As pessoas pagam por soluções que resolvem os seus problemas.
- Aproveite lacunas no mercado: Identifique lacunas no mercado e, em seguida, crie soluções para preencher essas lacunas.
- Parcerias: Explore parcerias com outras empresas ou indivíduos para, dessa forma, criar novas oportunidades de negócio.
Por fim, se não tem capital para começar, leia este artigo para saber como iniciar um negócio sem dinheiro.