Como começar um negócio sem dinheiro nenhum?

Como começar um negócio sem dinheiro nenhum?

Começar um negócio sem dinheiro nenhum pode revelar-se um grande desafio, mas não é impossível. Muitos negócios de sucesso foram criados por empresários que tinham muito pouco dinheiro para trabalhar.

Seguem-se algumas dicas para se começar uma empresa sem dinheiro:

Começar devagar

Não tente lançar de imediato um negócio em grande escala. Em vez disso, comece com um pequeno produto ou serviço que possa oferecer a um grupo limitado de clientes. Isto vai permitir testar as águas e obter feedback podendo corrigir a sua ideia inicial sem correr demasiados riscos.

Mantenha os seus custos baixos. Procure sempre formas alternativas mais baratas ou até gratuitas, mesmo que isso lhe dê mais trabalho. O preço de começar um negócio sem dinheiro nenhum é o seu trabalho extra.

Foque-se num pequeno nicho de mercado. Foque-se no nicho mais pequeno e mais específico que encontrar que, no entanto, tem que ter dimensão suficiente para ser viável.

Utilize recursos gratuitos

Há muitos recursos gratuitos disponíveis para empresários, tais como software de código aberto, cursos online gratuitos, e modelos de planos de negócios gratuitos. Utilize estes recursos para manter os seus custos baixos.

O portal Ciberforma é um excelente exemplo. Aprender sobre a gestão das diversas áreas de funcionamento de uma empresa é essencial para o futuro empresário. Temos também modelos de documentos que poderá utilizar durante o processo de criação do seu negócio e durante a gestão da vida da sua nova empresa.

Frequente eventos de Networking. Muitas organizações empresariais da sua região organizam eventos que promovem as relações entre empresas e empresários. A presença nestes eventos pode-lhe abri muitas portas.

Outra forma de se familiarizar com o mundo dos negócios é através de programas de mentoria. Muitas organizações, como a SCORE oferecem pogramas de mentoria gratuitos para empreendedores.

Procure subvenções e empréstimos

Embora possa não ter dinheiro para iniciar o seu negócio, existem organizações e agências governamentais que oferecem subsídios e empréstimos a pequenas empresas. Faça alguma pesquisa e veja se se qualifica para algum destes programas.

Em Portugal existem fundos comunitários específicos de apoio à criação de novos negócios. Consulte sites como o IAPMEI para obter mais informações. No Brasil, consulte o site governamental Brasil+. Mas não se iluda. Dificilmente conseguirá concorrer a estes fundos sem qualquer capital inicial se não tiver um parceiro.

Procure parceiros

As parcerias com outras empresas ou indivíduos podem ser uma ótima forma de iniciar o seu negócio sem quaisquer custos iniciais. Procure parceiros que o possam ajudar com financiamento, recursos, ou know-how.

Imagine-se a apresentar a sua ideia a uma empresa já consolidada no mercado. Em troca dos recursos necessários para fazer sair a ideia do papel, oferece uma parte do seu negócio. Se ambas as partes lucrarem poderá ser uma ótima forma de iniciar a sua carreira de empresário.

Procure parceiros que o complementem. Se tem competências em determinada área, não procure alguém com as mesmas competências. Invés disso, procure alguém cujas competências rematem as suas. Dessa forma, irá cobrir completamente o conhecimento necessário da atividade que pretende empreender.

Explore as plataformas online orientadas para parcerias de negócios. Já ouviu falar em Angel Investors? Ou em Fundos de Capital de Risco? São entidades vocacionadas para parcerias temporárias iniciais, ou seja, se gostarem do projeto entram no capital inicial e, passado alguns anos, quando a empresa consegui caminhar sozinha, vendem-lhe a participação.

»» Leia também: O que é a Gestão da Qualidade?

Seja criativo

Não tenha medo de pensar fora da caixa quando se trata de financiar o seu negócio. Considere o crowdsourcing, a troca, ou mesmo a oferta de capital próprio na sua empresa em troca de recursos ou serviços.

Em Portugal existem alternativas credíveis aos bancos como a RAIZE e a GOPARITY com empréstimos a taxas aceitáveis.

Existem também plataformas de crowdfunding que o podem ajudar. Nestas plataformas, o seu o projeto é apresentado a uma multidão de pessoas que investem na sua ideia em troca de algo que lhes irá oferecer. No Brasil existem várias opções como, por exemplo,  Kickante.

Iniciar um negócio sem dinheiro não é fácil, mas é possível. Ao ser engenhoso e criativo, pode transformar a sua ideia de negócio numa realidade, mesmo que não tenha dinheiro para começar.

»» Por fim, para ler a seguir recomendamos: “A chave para a felicidade no trabalho“.

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.