Cuidar do seu cérebro e otimizar o seu desempenho

Cuidar do Cérebro, Optimizar o seu Desempenho

Relacionar-se com outras pessoas, divertir-se e até não fazer nada também são aspetos que levam ao melhor desempenho do seu cérebro.

David Rock, director do NeuroLeadership Institute, é autor do livro «Cérebro a trabalhar: Estratégias para ultrapassar distracções, recuperar a concentração e trabalhar todo o dia». Num artigo da Forbes, este autor lista um conjunto de sete aspectos que fazem com que o nosso cérebro funcione melhor.

Como Otimizar o seu Cérebro

Concentração

Primeiro, ocar-se num projecto é uma forma de pensar. E pensar é um exercício fundamental para a sua saúde mental. Por isso pense e concentre-se numa única coisa de cda vez. Exercitar a mente é cuidar do seu cérebro.

Gerir o tempo

«Estar isolado é ainda mais perigoso do que fumar». É necessário ter uma vida social para além do trabalho para sermos mentalmente saudáveis. Aprenda a gerir o tempo de forma a conseguir conciliar todos os aspetos da vida.

Não fazer nada

Ler ou realizar uma tarefa banal, como limpar o pó, permite que a sua mente viaja e reflicta o que, por sua vez, faz com que o seu cérebro recupere e se concentre melhor. A meditação, por exemplo, é um exercício que permite não pensar em nada durante algum tempo. Cuidar do seu cérebro é dar-lhe uma pausa de vez em qundo.

Exercitar o pensamento

Reflita sobre algo com profundidade indo ao fundo do problema. Faça algo que lhe permita pensar de forma profunda, isto permite ao seu cérebro reorganizar-se.

Divertir-se

Desfrute de um tempo com os seus amigos, veja uma comédia ou brinque com crianças. Dessa forma, divertir-se faz com que o seu cérebro relaxe e proporcione um ambiente favorável à criação de novas ligações entre neurónios.

Fazer exercício físico

Por fim, um estudo recente revelou que as pessoas são 23% mais produtivas nos dias que praticam actividade física. Quando nos exercitamos, ativamos regiões do cérebro que só são activadas dessa forma, o que permite que outras funções do cérebro descansem.

»» Leia também: “Técnicas para memorizar mais facilmente“.

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Modelo Hook (Nir Eyal)
    O Modelo “Hook” é uma base estrutural para a criação de novos produtos que conseguem moldar os hábitos do consumidor. Foi desenvolvida por Nir Eyal no seu livro “Hooked”: Como Desenvolver Produtos e Serviços Que Criam Hábitos”.