Técnicas para morizar facilmente

Técnicas para memorizar facilmente

Memorizar é fácil utilizando algumas técnicas que os especialistas recomendam. A sua memória tem uma capacidade muito maior do que pensa. Conheça cinco métodos para ajudar a sua memória a brilhar. O esquecimento é algo para esquecer!

Cinco técnicas para memorizar facilmente

Cinco técnicas úteis para quem deseja espantar o fantasma do esquecimento e ativar o poder da memória:

Do geral para o específico: contexto, análise e síntese

Ao estudar um tema com o objetivo de o fixar na memória, o caminho percorrido deve ser do geral para o específico. As generalidades dão o contexto que permite um entendimento mais claro da evolução do conceito em questão.

Em seguida, cabe ao interessado em memorizar aquele assunto proceder a uma análise. As anotações que um aluno faz durante uma aula, por exemplo, é o ato de analisar aquele conceito. E, por fim, a síntese é a atitude final para evitar o esquecimento. Sintetizar é fazer a revisão, reler as anotações e organizar melhor o conteúdo.

A união das três etapas reforça o poder de memorização do conceito. Contexto sem análise não passa de informação vaga. Contexto e análise sem síntese não passam de conhecimentos condenados ao rápido esquecimento. Síntese sem análises e sem contexto é um dado inútil no cérebro, que você não saberá para que serve.

»» Leia também: Torne-se no seu próprio chefe em 4 passos!

Siglas

A síntese é o gatilho de memória para recuperar o conceito analisado e contextualizado. É a ferramenta mental que vai utilizar para se recordar. E uma das formas sugeridas pelos especialistas é elaborar siglas com as palavras chave do conteúdo a ser lembrado.

Frases loucas

Outra forma de sintetizar é criar frases ou histórias “loucas” que, pelo caráter inusitado, são mais fáceis de lembrar e atuam como gatilho para recuperação dos conceitos a ela associados.

É mais simples memorizar uma sequência de informações. Após associar uma palavra a cada um dos conceitos, o passo seguinte é montar uma frase ou sequência de frases usando as palavras associadas sequencialmente.

As “frases loucas” são um ótimo gatilho de memória. As seguintes frases, por exemplo: “Há Lixo Na Kosinha Roubaram Carapaus Fritos, Belas Magníficas Cadelas Serão Banidas da Radio”. O estudante de química que concebeu as frases anteriores é capaz de se recordar, ao fim de mais de trinta anos, das duas primeiras colunas da Tabela Periódica. “H – Li – Na – K – Rb – Cs – Fr / Be – Mg – Ca – Sr – Ba – Ra”.

Ensine para melhor recordar

Explicar o que aprendeu a outra pessoa é também uma forma de memorizar o conteúdo. Imagine-se ou tente dar uma aula. Se conseguir citar todos os detalhes e cobrir todo o assunto, significa que a memória foi consolidada, e o que aprendeu será lembrado por muito tempo.

A tática é eficiente porque ao explicar o que acabou de aprender as conexões de neurônios multiplicam-se criando mais caminhos para essa informação. O conteúdo irá permanecer na memória por bastante mais tempo.

»» O artigo “Detetar oportunidades para lançar o seu negócio” poderá interessar-lhe.

A visualização ajuda a memorizar

A força da visualização é também uma aliada da memória. É possível usar o próprio corpo e gestos para envolver o que alguns autores chamam de sinestésica. Exemplo para memorizar uma recita de culinária:

Cada ingrediente é associado a um gesto direcionado a uma parte do corpo. Para memorizar, é necessário fazer o gesto cada vez que nos referimos ao ingrediente. E para resgatar na memória a atitude é ir conferindo qual gesto era associado a cada parte do corpo para se recordar do ingrediente em questão.

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.