O Modelo de Negócio descreve a forma como uma empresa cria, entrega e captura valor. Um modelo de negócio eficaz pode levar a uma vantagem competitiva e a um crescimento sustentável. Neste artigo vamos explorar os elementos essenciais do modelo de negócio e apresentar exemplos dos modelos de negócio mais conhecidos. Além disso, vamos explicar como pode aplicar essas ideias à sua empresa. Comecemos por esclarecer bem este conceito.
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O que é um Modelo de Negócio?
Um modelo de negócio é a forma como uma empresa gera dinheiro, ou seja, como cria, entrega e captura valor. De maneira idêntica, também descreve como a empresa se diferencia da concorrência e como gere os seus custos.
Existem vários tipos de modelos de negócio, cada um deles com as suas vantagens e desvantagens. Alguns dos modelos de negócios mais conhecidos são:
- Assinatura: no qual os clientes pagam uma taxa regular pelo acesso a produtos ou serviços. (Netflix, Meo, Jornais)
- Publicidade: a empresa ganha dinheiro cobrando pelos anúncios exibidos aos seus utilizadores. (Jornais e Revistas, Blogs, Canais de Televisão)
- Freemium: a empresa oferece um serviço básico gratuito, mas cobra pelos recursos adicionais.
- Modelo B2C: Este modelo (Business to Consumer) é baseado na venda direta de produtos ou serviços para o consumidor. É o comércio a retalho. (Continente, Pingo Doce, Lojas de venda ao público)
- Modelo B2B: Business to Business, ou Empresa para Empresa, é o modelo de negócio de quem vende produtos e serviços diretamente a outras empresas. É a venda grossista. (a indústria de uma forma geral, Armazéns grossistas, )
- Franchising (Franquia): Toda a estrutura do negócio é definida pelo franchisador que recebe uma taxa administrativa mensal, além do direito de entrada. (McDonalds, Lojas de Roupa tipo Zara)
- Isca e Anzol: Consiste em oferecer duas linhas de produtos diferentes que se complementam. Na primeira é fornecido um produto de alto valor agregado, com uma margem de lucro residual. Em seguida, na segunda linha, são fornecidos produtos complementares (acessórios, consumíveis, extras). Como estes são essenciais para o funcionamento do produto de primeira linha, podem ser vendidos com margens de lucro generosas. (Impressoras HP e os seus tinteiros, a máquina de café Nespresso e as suas cápsulas)
- SaaS: Software as a Service é um modelo de negócio típico de empresas de tecnologia. É paga a utilização do software e não o poduto em si.
Criar o seu próprio modelo de negócio?
O seu modelo de negócio não tem que ser algo pré-definido. Alexander Osterwalder e Yves Pigneur editram o livro “Criar Modelos de Negócio” onde apresentam a metodologia Canvas.
A metodologia Canvas é uma abordagem visual para criar e descrever modelos de negócio.
A principal ferramenta desta metodologia é um quadro visual que apresenta nove blocos que representam os principais elementos de um modelo de negócio. Esses nove blocos são:
- Segmentos de clientes: os diferentes grupos de clientes que uma empresa deseja atender.
- Proposta de valor: a oferta da empresa que atende às necessidades dos clientes e cria valor para eles.
- Canais: os meios pelos quais a empresa alcança e interage com os clientes.
- Relacionamento com clientes: como a empresa se relaciona com os clientes para criar e manter um vínculo duradouro.
- Fontes de receita: as formas pelas quais a empresa gera receita a partir dos clientes.
- Recursos principais: os ativos que a empresa precisa para entregar sua proposta de valor aos clientes.
- Atividades principais: as atividades que a empresa precisa realizar para entregar sua proposta de valor.
- Parceiros principais: os parceiros e fornecedores que a empresa precisa para entregar sua proposta de valor.
- Estrutura de custos: os custos associados à criação e entrega da proposta de valor.
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Ao preencher cada bloco do quadro Canvas, as empresas podem criar uma visão geral e estruturada de seu modelo de negócio. Dessa forma, conseguem identificar pontos fortes e fracos, visualizar oportunidades de crescimento e inovação, e melhorar a comunicação interna e externa sobre o modelo de negócio.
Conclusão
Em síntese, conhecer e compreender o modelo de negócio de uma empresa é crucial para qualquer gestor. É importante perceber como é que a empresa cria valor para seus clientes e como gera receitas a partir desse valor. Além disso, compreender a estrutura de custos, os recursos e as atividades necessárias para gerar essa proposta de valor da empresa é fundamental para avaliar a sua viabilidade a longo prazo.
Ao aplicar a metodologia Canvas na criação de um modelo de negócio, as empresas podem ter uma visão mais clara e estruturada de seus elementos-chave. Dessa forma, poderão identificar facilmente oportunidades de crescimento e inovação.