o que é uma Persona no Marketing?

Criando uma Persona

Neste artigo vamos explicar o conceito de Persona, utilizado atualmente no Marketing, qual o seu objetivo e daremos exemplos concretos de personas para produtos específicos.

O que é a Persona?

Persona no marketing é um perfil semi-fictício de um cliente ideal que representa as caraterísticas, necessidades, desafios, desejos e preferências do público-alvo de uma determinada empresa. É criado a partir de pesquisas e análises de dados comportamentais, demográficos e psicográficos do cliente potencial, a fim de personalizar a estratégia de marketing de forma atender às suas necessidades específicas.

Para quê criar uma Persona?

A criação de uma persona é importante porque ajuda as empresas a compreender melhor os seus clientes, a aprofundar as suas necessidades e preferências, a personalizar a estratégia de marketing e a criar conteúdo relevante e direcionado para o público-alvo. Com a persona, é possível identificar as principais dificuldades e desafios do cliente, compreender os seus comportamentos de compra, perceber quais os seus canais de comunicação preferidos entre outras informações relevantes.

Dessa forma melhoramos a segmentação de mercado sendo assim possível desenvolver campanhas de marketing mais eficazes. Então, a conversão de leads em clientes aumenta e, por fim, as vendas e a fidelidade do cliente aumentam também.

Exemplos práticos

Suponhamos que o nosso produto é um Curso de Gestão e o nosso mercado é Portugal. Aqui está um exemplo de criando uma persona para este caso específico:

  1. Dados Demográficos
    • Nome: Maria Silva
    • Idade: 25 anos
    • Ocupação: Estagiária numa empresa de tecnologia
    • Rendimento anual: 16.000€
    • Estado civil: Solteira
    • Situação: Vive com os pais
    • Localização: Lisboa
  2. Descrição do Cliente/Utilizador
    • Maria Silva é uma jovem solteira de 25 anos que vive em Lisboa. Estagiária numa empresa de tecnologia, está à procura de desenvolver as suas capacidades e a gestão irá ajudá-la a avançar na carreira. Tem um orçamento limitado, mas está disposta a investir num bom curso de gestão que possa ajudá-la a alcançar os seus objetivos profissionais.
  3. Dados Psicográficos
    • Caraterísticas pessoais: Ambiciosa, organizada, proativa, sociável.
    • Hobbies: Leitura, ver filmes e séries, sair com os amigos.
    • Interesses: Tecnologia, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e profissional.
    • Aspirações pessoais: Viajar, comprar um apartamento próprio, ser promovida na empresa onde trabalha.
    • Objetivos profissionais: Desenvolver competências de gestão, ser promovida a uma posição de liderança, ter maior reconhecimento na empresa.
    • Dificuldades (pains): Falta de tempo livre, orçamento limitado, dificuldade em equilibrar a vida pessoal e profissional.
    • Principais desafios: Conciliar trabalho e estudos, aprender a delegar tarefas, desenvolver capacidade de liderança.
    • Necessidades: Flexibilidade de horários, conteúdo atualizado e relevante, suporte e feedback dos professores.
    • Sonhos: Ser reconhecida como uma líder na sua área, conseguir manter um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, alcançar a independência financeira.
  4. Comportamentos de Compra
    • Orçamento: Até 2.000€
    • Frequência de compra: Única compra
    • Canais preferidos: Online
    • Comportamento online: Pesquisa detalhada do curso, procura de avaliações e testmunhos de ex-alunos
    • Termos de pesquisa: Curso de Gestão em Lisboa, Curso de Gestão com flexibilidade de horários, curso de Gestão com excelente custo-benefício
    • Marcas preferidas: Instituições de ensino com boa reputação e reconhecimento
    • Gatilhos: Avaliações positivas de ex-alunos, recomendações de amigos ou colegas de trabalho
    • Barreiras: Orçamento limitado, falta de flexibilidade de horários, receio que a qualidade do curso esteja abaixo do esperado

Como vê, a definição do “cliente ideal” está recheada de bastantes pormenores que vão ajudar a promover o produto de forma eficaz. Mas pode até fazer mais do que isso.

No caso que apresentamos, será possível introduzir melhorias no produto de forma a melhor adaptá-lo à nossa persona, ou seja, moldar o nosso produto às necessidades e expectativas do nosso cliente ideal.

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