Conceito de Produtividade

Desvendar o Conceito de Produtividade

O conceito de produtividade é essencial para a economia e a gestão de negócios, e embora seja frequentemente banalizado, envolve uma alguma complexidade. No âmbito económico, a produtividade é uma medida da produção por unidade de input, seja ele trabalho, capital ou qualquer outro recurso. É comum calcular a produtividade numa economia como a proporção do Produto Interno Bruto (PIB) em relação às horas trabalhadas.

A produtividade do trabalho pode ser ainda mais detalhada por sector, a fim de examinar as tendências de crescimento laboral, os níveis salariais e o progresso tecnológico. Nos negócios, a produtividade é uma medida da eficiência do processo de produção de uma empresa, calculada pela medição do número de unidades produzidas em relação às horas de trabalho dos trabalhadores ou pela medição das vendas líquidas da empresa em relação às horas de trabalho dos funcionários.

O que é Produtividade?

O termo “produtividade” é frequentemente associado a um alto rendimento no local de trabalho, mas na economia, possui um significado mais específico. Em termos económicos, a produtividade é medida em termos de saída por unidade de entrada, seja essa entrada trabalho, capital, ou qualquer outro recurso. Frequentemente, para economias inteiras, a produtividade é calculada como a razão do Produto Interno Bruto (PIB) para as horas trabalhadas.

A produtividade do trabalho pode ser ainda decomposta por sector para analisar tendências no crescimento do trabalho, níveis salariais e melhorias tecnológicas. Nos negócios, a produtividade é uma medida da eficiência do processo de produção de uma empresa, seja calculada pela medição do número de unidades produzidas em relação às horas de trabalho dos funcionários ou pela medição das vendas líquidas da empresa em relação às horas de trabalho dos funcionários.

Os Quatro Tipos de Medidas de Produtividade

Embora a produtividade possa ser encarada como um conceito singular, há na realidade diferentes maneiras de a medir, cada uma com um foco e perspectiva únicos. Vamos explorar as quatro principais medidas de produtividade: produtividade do trabalho, produtividade total dos fatores, produtividade do capital e produtividade dos materiais.

Produtividade do Trabalho

Esta é talvez a medida de produtividade mais comummente relatada. Nos Estados unidos é publicada pelo Bureau of Labor Statistics e baseia-se na relação entre o PIB e o total de horas trabalhadas na economia. O crescimento da produtividade do trabalho resulta de aumentos na quantidade de capital disponível para cada trabalhador (aprofundamento do capital), na educação e experiência da força de trabalho (composição do trabalho) e em melhorias tecnológicas (crescimento da produtividade multifatorial). Importa destacar que a produtividade não é necessariamente um indicador da saúde de uma economia num dado momento. Por exemplo, durante a recessão de 2009 nos Estados Unidos, a produção e as horas trabalhadas estavam a diminuir, enquanto a produtividade estava a crescer.

» Leia também: O que é uma Linha de Produção?

Produtividade Total dos Fatores

Esta medida considera muitos fatores que impactam a produtividade de um país. Inclui investimento em plantas e equipamentos, inovação, melhorias na logística da cadeia de fornecimento, educação, iniciativa empresarial e concorrência. A medida da produtividade total dos fatores, também conhecida como produtividade multifatorial, compara o número de bens e serviços produzidos com o número de entradas combinadas utilizadas para produzir esses bens e serviços. As entradas podem incluir trabalho, capital, energia, materiais e serviços adquiridos.

Produtividade do Capital

Esta medidação foca-se na eficiência com que o capital físico é utilizado para criar bens ou serviços. O capital físico inclui itens tangíveis, como equipamento de escritório, materiais de trabalho, suprimentos de armazém e equipamento de transporte. A produtividade do capital é calculada subtraindo passivos do capital físico e dividindo o número de vendas pela diferença. Um número mais alto de produtividade do capital indica que o capital físico está a ser utilizado de forma eficiente na criação de bens e serviços.

Produtividade dos Materiais

Esta medida de produtividade visa avaliar a produção com base nos materiais consumidos. Os materiais consumidos podem ser calor, combustível ou produtos químicos no processo de criação de um bem ou serviço. A produtividade dos materiais analisa a saída gerada por unidade de material consumido.

Cada uma destas medidas fornece um olhar distinto sobre a produtividade, permitindo uma análise mais detalhada e contextualizada.

  • Gestão de Ativos Financeiros
    Do básico à análise de risco, das tendências futuras à psicologia do investidor – mergulhe profundamente no universo da gestão de ativos financeiros com nosso artigo detalhado.