A margem de contribuição é um dos indicadores mais importantes para avaliar a rentabilidade do seu negócio. Neste breve artigo vamos explicar o significado deste indicador e de que forma pode ajudá-lo a perceber se o seu negócio é rentável ou não.
O que é a Margem de Contribuição?
A Margem de Contribuição é o valor que sobra de cada venda após se subtraírem os custos variáveis associados ao produto ou serviço vendido. Este valor representa a contribuição de cada unidade vendida para a cobertura dos custos fixos e, consequentemente, para a geração de lucro.
A fórmula para o seu cálculo é a seguinte:
Margem de Contribuição = Preço de Venda – Custos Variáveis
Exemplo de Cálculo da Margem de Contribuição
Ou seja, se vender um produto por 10€ e o custo variável por unidade desse produto for de 4€, a Margem de Contribuição será de 6€ (10€ – 4€). Isso significa que para cada unidade vendida, 6€ contribuem para a cobertura dos custos fixos.
É importante notar que a Margem de Contribuição é calculada por unidade. Portanto, se a sua empresa vender 100 unidades do produto, a contribuição total para a cobertura dos custos fixos será de 600€ (6€ * 100).
Como melhorar a sua Margem de Contribuição
Há várias formas de melhorar este indicador garantindo assim que as vendas cubram todas as despesas e gerem lucro para o seu negócio.
Aumentar os preços dos produtos ou serviços
Quando a margem de contribuição não é suficiente para cobrir os custos da empresa e gerar lucro, uma possível solução é alterar o preço do produto.
Reduzir os custos variáveis
Uma outra forma de melhorar sua margem de contribuição é reduzindo os custos variáveis desse produto ou serviço, implementando ações como:
- Negociar com os fornecedores melhores preços ou mesmo procurar novos fornecedores que ofereçam melhores preços mantendo a qualidade;
- Cortar custos que se possam considerar supérfluos no processo produtivo;
- Investir em tecnologia produzindo de forma mais eficiente.
Conclusão
A Margem de Contribuição é uma ferramenta importante para a tomada de decisões. Por exemplo, pode ajudar a decidir qual produto vender se os recursos forem limitados, qual produto descontinuar se não for rentável, ou quanto se pode gastar em marketing para um determinado produto.
A Margem de Contribuição é também a base para o cálculo do Ponto Crítico das Vendas. A razão para isto é que o Ponto Crítico das Vendas é alcançado quando a soma das Margens de Contribuição de todas as vendas é igual aos custos fixos totais.