Margem de Contribuição

Margem de Contribuição

A margem de contribuição é um dos indicadores mais importantes para avaliar a rentabilidade do seu negócio. Neste breve artigo vamos explicar o significado deste indicador e de que forma pode ajudá-lo a perceber se o seu negócio é rentável ou não.

O que é a Margem de Contribuição?

A Margem de Contribuição é o valor que sobra de cada venda após se subtraírem os custos variáveis associados ao produto ou serviço vendido. Este valor representa a contribuição de cada unidade vendida para a cobertura dos custos fixos e, consequentemente, para a geração de lucro.

A fórmula para o seu cálculo é a seguinte:

Margem de Contribuição = Preço de Venda – Custos Variáveis

Exemplo de Cálculo da Margem de Contribuição

Ou seja, se vender um produto por 10€ e o custo variável por unidade desse produto for de 4€, a Margem de Contribuição será de 6€ (10€ – 4€). Isso significa que para cada unidade vendida, 6€ contribuem para a cobertura dos custos fixos.

É importante notar que a Margem de Contribuição é calculada por unidade. Portanto, se a sua empresa vender 100 unidades do produto, a contribuição total para a cobertura dos custos fixos será de 600€ (6€ * 100).

Como melhorar a sua Margem de Contribuição

Há várias formas de melhorar este indicador garantindo assim que as vendas cubram todas as despesas e gerem lucro para o seu negócio.

Aumentar os preços dos produtos ou serviços

Quando a margem de contribuição não é suficiente para cobrir os custos da empresa e gerar lucro, uma possível solução é alterar o preço do produto.

Reduzir os custos variáveis

Uma outra forma de melhorar sua margem de contribuição é reduzindo os custos variáveis desse produto ou serviço, implementando ações como:

  • Negociar com os fornecedores melhores preços ou mesmo procurar novos fornecedores que ofereçam melhores preços mantendo a qualidade;
  • Cortar custos que se possam considerar supérfluos no processo produtivo;
  • Investir em tecnologia produzindo de forma mais eficiente.

Conclusão

A Margem de Contribuição é uma ferramenta importante para a tomada de decisões. Por exemplo, pode ajudar a decidir qual produto vender se os recursos forem limitados, qual produto descontinuar se não for rentável, ou quanto se pode gastar em marketing para um determinado produto.

A Margem de Contribuição é também a base para o cálculo do Ponto Crítico das Vendas. A razão para isto é que o Ponto Crítico das Vendas é alcançado quando a soma das Margens de Contribuição de todas as vendas é igual aos custos fixos totais.