O que é um Oligopólio?

O poder do Oligopólio

Com certeza já ouviu falar de grandes empresas a dominar o mercado e a controlar os preços? Esse é o conceito de oligopólio.

O que é um Oligopólio?

Um oligopólio é uma estrutura de mercado na qual um pequeno grupo de empresas tem um controle significativo sobre o mercado. Isso é diferente de um monopólio (uma empresa) ou duopólio (duas empresas). As empresas num oligopólio estabelecem os preços e os lucros são maiores. Isto até parece bom! Bem, talvez para as empresas. No entanto, os consumidores não beneficiam dos melhores preços que a livre concorrência proporciona.

A longo prazo, o oligopólio acaba por ser prejudicial para as próprias empresas que o constituem. Sem a entrada de novas empresas, o setor de atividade tende a estagnar. Quando não temos que competir, quando não temos que ser melhor do que os outros, limitamo-nos a fazer o essencial. Ou seja, as empresas deixam de investir em inovação e desenvolvimento porque já não têm o incentivo de atrair novos clientes e conquistar quota de mercado.

Por outras palavras, um oligopólio é quando apenas algumas empresas controlam uma indústria inteira e concordam em limitar a concorrência para manter os lucros elevados. Embora isso possa parecer bom para as empresas, pode não ser tão bom para os consumidores, que são forçados a pagar preços mais altos.

Exemplos de Oligopólios

Vamos imaginar que você é um artista de circo e que, de repente, mais três artistas de circo chegam à cidade. Todos vocês são incríveis em malabarismo, equilibrismo e acrobacias, e todos querem atrair a atenção do público. O que faria para se destacar? Talvez aprenda novos truques ou crie um novo número.

Mas, e se os outros artistas de circo fizerem a mesma coisa? Dessa forma estarão competindo com truques cada vez mais incríveis e números cada vez mais elaborados.

Agora, imagine que todos decidem se unir e estabelecer um acordo: concordam em não aprender novos truques e limitar a concorrência. Esse grupo de artistas de circo agora é o que chamamos de “oligopólio”.

Resumindo, um oligopólio é quando apenas algumas empresas ou indivíduos controlam uma indústria ou mercado e concordam em limitar a concorrência para manter os seus lucros ou posições dominantes.

» Também vai gostar deste artigo com 25 dicas para ser um grande vendedor!

Como podem responder os governos?

Os governos têm várias formas de responder às ações de grupos de empresas que atuam em oligopólio, como por exemplo:

  • Legislação antitruste: As autoridades antitruste monitorizam as práticas comerciais para garantir que não haja acordos anticompetitivos ou concentração excessiva de poder no mercado.
  • Divisão de empresas: Em casos extremos, os governos podem exigir que uma empresa se divida em várias para aumentar a concorrência no mercado.
  • Taxação progressiva: O governo pode aplicar impostos progressivos às empresas mais lucrativas para limitar sua capacidade de dominar o mercado.
  • Subsídios para pequenas empresas: O governo pode fornecer subsídios e incentivos fiscais para pequenas empresas para ajudá-las a competir com empresas maiores.
  • Compreendendo as Imparidades
    Este artigo explica o que são as imparidades e como afetam as contas das empresas, diferença entre imparidade e provisão e cobrança duvidosa.