Prazo Médio de Pagamento (PMP)

Prazo Médio de Pagamento (PMP)

O Prazo Médio de Pagamento, tal como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.

O que é o Prazo Médio de Pagamento (PMP)?

Prazo Médio de Pagamento (PMP) é um indicador financeiro de liquidez que indica o tempo médio (em dias) que uma empresa leva a pagar as faturas aos seus credores. O rácio é tipicamente calculado numa base trimestral ou anual, e indica a forma como as saídas de caixa da empresa estão a ser geridas.

Em inglês, este indicador é denominado DPO (Days Payable Outstanding).

Como calcular o Prazo Médio de Pagamento

Para calcular este indicar utilizamos a seguinte fórmula:

PMP = (Conta Corrente de Fornecedores / CMVMC) x 365

onde

CMVMC (Custo das Mercadorias Vendidas e Matérias Consumidas) = Inventário Inicial + Compras – Inventário Final

O 365 deverá ser substituído por 90 se estivermos a analisar um trimestre, e não o ano inteiro.

Analisando o valor do PMP

Um valor mais elevado de PMP significa que essa empresa demora mais tempo a pagar as suas faturas. Dessa forma, pode reter o capital disponível por mais tempo, permitindo à empresa utilizar esses fundos da melhor forma possível. No entanto, um prazo médio de pagamento elevado pode ser uma bandeira vermelha, indicando uma incapacidade de pagar as suas faturas a tempo.

È importante salientar que estes indicadores devem, sobretudo, ser analisados comparando empresas do mesmo setor, com o mesmo modelo de negócios e de dimensões semelhantes.

Na gestão de tesouraria, este indicador é mais útil para comparar o seu valor com o dos períodos anteriores. Dessa forma podemos perceber se a nossa empresa está a pagar cada vez mais tarde, sendo esse um sinal de alerta.

Diferença entre PMP e PMR

O PMR e o PMP são ambos indicadores da saúde da tesouraria da empresa. O PMP é o número de dias médio que a empresa demora a pagar as faturas aos seus fornecedores. Em contrapartida, o PMR é o número médio de dias que os clientes da empresa demoram a pagar as faturas que nós emitimos.

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