O Prazo Médio de Recebimento é um indicador de liquidez utilizado na gestão financeira, mais concretamente na gestão do fluxo de tesouraria (ou cash-flow).
Em inglês, este rácio é conhecido por DSO (Days Sales Outsanding)
O que é que indica o Prazo Médio de Recebimento?
O PMR dá-nos a indicação do número médio de dias qua a empresa demora a receber dos clientes. Por outras palavras, devolve o número médio de dias que o cliente demora a pagar cada fatura, desde a sua emissão.
Utilizamos a informação extraída do balanço e demonstração de resultados, normalmente anual, para calcular este indicador. No entanto, se existir informação para períodos mais curtos (semestre, trimestre, mês), ela também pode ser utilizada.
Como se calcula o Prazo Médio de Recebimento?
A fórmula para calcular este indicador é bastante simples.
Prazo Médio de Recebimento = (Conta Corrente de Cientes / Vendas) x 365, se estivermos a analisar um período anual.
A Conta Corrente de Clientes representa o valor total a receber de clientes.
Significado do Resultado
Um valor elevado neste indicador mostra que a empresa está a demorar muito tempo para receber dos seus clientes. Isto pode levar a problemas sérios de cash-flow. Por outro lado, valores baixos de Prazo Médio de Recebimento, significa que o recebimento está a ser célere, o que é ótimo para a gestão de tesouraria.
Em suma, determinar o período médio de tempo que uma empresa demora a receber dos seus clientes pode revelar muito sobre a saúde do seu cash-flow.
Analisar o PMR de um período pode ser importante. No entanto, a análise da evolução deste indicador entre vários períodos ainda é mais relevante. Pode funcionar como um sinal que há problemas no horizonte.
O que seria um bom e um mau PMR?
Se o prazo médio de recebimentos aumenta de um período para outro, esse é um sinal que algo correu mal. Os clientes não e são satisfeitos, ou os vendedores estão a oferecer prazos de pagamento mais longos para aumentarem as vendas? A empresa está a dar crédito a clientes que não devia? Estes são aspetos que necessitam de ser analisados e resolvidos.
De acordo com as estatísticas do Banco de Portugal, o prazo médio de recebimentos de empresas não financeiras em Portugal era de 59 dias (3T 2022). É um valor bastante alto que, no entanto, tem vindo a descer ao longo do tempo.
Limitações do Prazo Médio de Recebimento
É importante reconhecer as limitações deste indicador quando pretendemos avaliar a eficiência de uma empresa.
Quando utilizamos o PMR para comparar empresas, ele só é relevante para comparações dentro da mesma indústria, com modelos de negócio similares e dimensões semelhantes. Ao compararmos o Prazo Médio de Recebimentos de empresas de diferentes setores de atividade, o resultado pode ser enganador.
Artigo de Miguel Vieira Pinto