Rácio de Solvabilidade

Rácio de Solvabilidade

O rácio de solvabilidade é uma medida financeira que expressa a capacidade da empresa em pagar suas dívidas de médio e longo prazo. Por outras palavras, mede até que ponto os capitais próprios da empresa conseguem fazer face ao seu passivo.

Em inglês o nome deste indicador é: “Solvency Ratio“.

A Solvabilidade faz parte da categoria de rácios financeiros.

Exemplos de outros rácios financeiros:

  • Endividamento: Parte do ativo (em %) financiada com capital alheio.
  • Liquidez: Nº de vezes que o ativo circulante cobre o passivo circulante.
  • Autonomia Financeira: Parte do ativo (em %) financiada com capitais próprios.

Como se calcula o rácio de solvabilidade

A solvabilidade calcula-se dividindo o Capital Próprio pelo Passivo. São ambos valores que constam do Balanço da empresa. O valor lê-se tanto em percentagem como em número absoluto.

SOLVABILIDADE = [CAPITAIS PRÓPRIOS] / [PASSIVO TOTAL]

Interpretação

A solvabilidade indica o grau de risco que os credores de uma empresa incorrem, pois compara os níveis de capitais próprios investidos pelos sócios ou acionistas, com os níveis de capitais alheios cedidos pelos credores.

Um rácio de solvabilidade superior a 1, demonstrando que o valor de capitais próprios é superior ao de capitais alheios, é sintoma de saúde financeira. Por outro lado, um rácio de solvabilidade inferior a 1, passivo superior a capitais próprios, indicia uma situação financeira mais débil ou até vulnerável.

Como este rácio é afetado?

Qualquer situação que provoque um aumento do capital próprio ou uma diminuição do passivo contribui para o fortalecimento deste rácio.

Exemplo de medidas que beneficiam este rácio:

  • Aumentar o capital ou entregar prestações suplementares;
  • Minimizar a distribuição de resultados;
  • Minimizar o investimento em stocks e em crédito a clientes;
  • Venda de imobilizado não essencial à atividade da empresa.

Os rácios, acima de tudo, não devem ser utilizados para comparar empresas muito diferentes. Ou seja, utilize a solvabilidade para verificar a evolução deste parâmetro de um período para o outro da mesma empresa. Além disso, pode comparar empresas diferentes, tendo em atenção que estas devem pertencer ao mesmo setor de atividade, e ter dimensões semelhantes.