Como proceder a um Recall de produto?

Quando e Como Proceder a um Recall

A expressão “Recall“, no contexto do marketing, refere-se a um tipo de ação realizada por uma empresa que consiste em convocar os clientes para estes devolverem produtos que apresentam problemas de conceção ou defeitos de fabrico.

O recall de produto é uma medida de segurança que tem como objetivo proteger os consumidores e preservar a reputação da empresa, evitando que produtos defeituosos sejam comercializados ou utilizados pelos consumidores. Pode ser executado voluntariamente pela empresa ou, por outro lado, pode ser exigido por entidades reguladoras.

Como realizar um Recall?

Para realizar um recall de produto, a empresa geralmente emite um comunicado público, informando os consumidores sobre o problema específico identificado no produto, os riscos associados à utilização do produto e as medidas que estão a ser tomadas para resolver o problema. Além disso, a empresa pode também oferecer reembolsos ou substituições dos produtos afetados.

O recall é uma estratégia importante na gestão de uma crise, pois demonstra o compromisso da empresa com a segurança e satisfação dos consumidores, além de demonstrar transparência e responsabilidade. No entanto, o recall é algo a evitar. Por isso é importante que as empresas realizem testes de qualidade rigorosos antes de lançar um produto no mercado. A reputação de uma empresa fica sempre em risco quando ocorre um evento que tem que ser resolvido com um recall de produto.

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Exemplos de Recall famosos

  • Toyota – Em 2010, a Toyota emitiu um recall de cerca de 8 milhões de carros devido a problemas com aceleração repentina. Os custos ascenderam a US$ 2 mil milhões em multas e outras despesas.
  • Samsung – Em 2016, a Samsung emitiu um recall de produto de cerca de 2,5 milhões de smartphones Galaxy Note 7 devido a problemas de bateria. Os custos com a operação rondaram os US$ 5 mil milhões.
  • General Motors – Em 2014, a General Motors convocou os proprietários de cerca de 30 milhões de carros devido a problemas com o sistema de ignição. Foram US$ 4,1 mil milhões em multas e outros custos relacionados.
  • Johnson & Johnson – Em 2010, a Johnson & Johnson emitiu um recall de 135 milhões de embalagens de Tylenol e outros medicamentos devido a problemas com contaminação por bactérias. Cerca de US$ 900 milhões em perdas financeiras.
  • Boeing – Em 2019, a Boeing emitiu um recall para o seu modelo 737 Max devido a problemas detetados com o sistema de controle de voo, na sequência de um acidente gravíssimo. Os custos para a empresa rondaram os US$ 18,7 mil milhões.

Apesar dos enormes custos suportados por estas empresas, todas elas sobreviveram e, além disso, continuam com uma excelente reputação junto dos seus clientes.

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