O conceito de gestão japonês “Kaizen” é bastante conhecido e difundido no mundo empresarial. É baseado na ideia de melhoria contínua e procura constante da excelência em todos os processos e atividades da empresa. Neste artigo, vamos explorar mais profundamente a filosofia Kaizen, a sua história, conceitos e princípios e, sobretudo, como aplicá-la na prática.
O que é a filosofia Kaizen?
A filosofia Kaizen é uma abordagem de gestão japonesa baseada na procura contínua pela melhor forma de fazer, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. O termo Kaizen é composto por duas palavras japonesas: “Kai”, que significa mudança, e “Zen”, que significa melhor. A filosofia de gestão Kaizen, portanto, concentra-se em procurar mudanças para melhor, por meio da eliminação de desperdícios e da maximização da eficiência em todos os processos.
Um pouco de história
O conceito de Kaizen foi desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial, quando o país estava em reconstrução. O professor Masaaki Imai, fundador do Kaizen Institute, acreditava que a chave para a competitividade era a procura constante pela melhoria contínua e que isso só seria possível através da participação ativa dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos da empresa
Nessa época, a Toyota foi uma das primeiras empresas a adotar a filosofia Kaizen nas suas linhas de produção. Essa abordagem de gestão ajudou a empresa tornar-se uma das maiores construtoras automóveis do mundo.
A filosofia Kaizen é baseada nalguns princípios fundamentais, como a eliminação de desperdícios, a simplificação de processos, a melhoria contínua, o trabalho em equipe e a busca pela excelência. Estes princípios são aplicados a todos os níveis da empresa, desde a gestão de topo até aos funcionários da linha de produção.
No próximo capítulo, vamos explorar mais profundamente os conceitos e princípios desta filosofia e como podem ser aplicados na prática para melhorar a gestão da produção e alcançar resultados cada vez mais positivos.
Princípios nucleares da Filosofia Kaizen
Segundo o Kaizen Institute, fundado por Masaaki Imai, existem 5 princípios que estão no núcleo da filosofia Kaizen. Estes princípios estão “embebidos” em todas as ferramentas e comportamentos relacionados com este conceito.
Os 5 princípios fundamentais ou nucleares são:
- Conheça o seu cliente – Identificar os seus interesses e as suas necessidades de forma a melhorar a sua experiência e criar valor para o cliente;
- Deixe fluir – Todos na sua organização, devem ter este objetivo em mente: criar valor e eliminar o desperdício;
- Vá até Gemba – Gemba é um termo que significa ir ao local observar, aprender e compreender o que de facto se passa, pois é aí que o valor é realmente criado;
- Dê poder às pessoas – defina objetivos e disponibilize um sistema e recursos para que as suas equipas os consigam alcançar;
- Seja transparente – as melhorias devem ser mensuráveis, tangíveis e visíveis.
A implementação destes 5 princípios é fundamental para o sucesso da cultura de melhoria contínua e, da mesma forma, para marcar o ponto de viragem para a progressão da qualidade, produtividade e relações entre trabalhador e gestão.
Sistema Kaizen e sistema Lean é a mesma coisa?
Embora o sistema Kaizen e o sistema Lean tenham objetivos semelhantes de melhoria contínua e eliminação de desperdícios, eles não são exatamente a mesma coisa.
O sistema Kaizen é uma filosofia de gestão que enfatiza a melhoria contínua de todas as funções da empresa, desde a produção até o atendimento ao cliente, com o objetivo de eliminar o desperdício e aumentar a eficiência.
Já o sistema Lean, também conhecido como Sistema Toyota de Produção, é um modelo de gestão que visa a eliminação de desperdícios e a melhoria contínua em toda a cadeia de produção, desde a obtenção da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Concentra-se sobretudo em maximizar o valor do produto ou serviço para o cliente, ao mesmo tempo em que minimiza o desperdício e os custos.
Portanto, enquanto o sistema Kaizen é uma filosofia de gestão mais global, o sistema Lean é uma abordagem específica de produção que segue os princípios do Kaizen.
Se pretende explorar com mis detalhe o tema da melhoria contínua na produção, consulte o nosso artigo Produção Lean ou Lean Manufacturing [ainda não está redigido].
Referências
- Website: Instituto Kaizen
- Livro: “Kaizen: a estratégia para o sucesso competitivo japonês” de Masaaki Imai
- Livro: “O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala” de Taiichi Ohno
- “Gemba Kaizen: A Commonsense Approach to a Continuous Improvement Strategy” de Masaaki Imai