O que é a Gestão da Produção? Os 5 M's. 10 Melhores livros sobre gestão da produção.

O que é a Gestão da Produção?

Gestão da produção é o processo de planeamento, organização, e controlo da produção de bens ou serviços. À Gestão da Produção chamamos Gestão de Operações quando nos referimos a serviços.

Os cinco “M’s” da Gestão da Produção

O âmbito da gestão da produção é resumido pelos “cinco M’s (em inglês): Homens (Men), Máquinas (Machines), Métodos (Methods), Materiais (Materials), e Dinheiro (Money).

Homens (Men)

“Homens” refere-se ao elemento humano no processo produtivo. Numa fábrica, a grande maioria do pessoal trabalha na produção física de bens. Por esse motivo, a “gestão de pessoas” é uma das responsabilidades mais importantes do gestor de produção.

Máquinas e Métodos

O diretor de produção deve também escolher as máquinas e os métodos da a utilizar na produção de determinado bem. Deverá selecionar primeiro o equipamento e a tecnologia a utilizar e depois planear e controlar os métodos e procedimentos para a sua utilização. A flexibilidade do processo de produção e a capacidade de adaptação dos trabalhadores ao equipamento e aos horários são questões importantes da gestão da produção.

Materiais

A responsabilidade do gestor de produção pelos materiais inclui a gestão dos processos de fluxo – tanto físicos (matérias-primas) como de informação (papelada). A suavidade do movimento de recursos e do fluxo de dados é determinada em grande parte pelas escolhas fundamentais feitas na conceção do produto e no processo a ser utilizado.

Dinheiro (Money)

Também o Dinheiro será uma preocupação do Gesto de Produção. A rentabilização do investimento dos ativos, como os equipamentos produtivos, por um lado, e a preocupação de não gerar inventários excessivos, por outro, é um equilíbrio nem sempre fácil de gerir.

Planeamento e Controle da Produção

O gestor de produção deve planear e controlar o processo de produção de modo a que este se consiga gerar facilmente o nível de produção que cumpre simultaneamente os objetivos de custo e qualidade.

O controlo do processo tem dois objetivos: primeiro, assegurar que as operações são executadas de acordo com o plano, e segundo, monitorizar e avaliar continuamente o plano de produção para ver se podem ser concebidas modificações para melhor cumprir os objetivos de custo, qualidade, entrega, flexibilidade ou outros.

Por exemplo, quando a procura de um produto é suficientemente elevada para justificar uma produção contínua, o nível de produção poderá ter de ser ajustado de tempos a tempos para fazer face a uma procura flutuante ou a alterações na quota de mercado de uma empresa. A isto chama-se o problema do “abrandamento da produção“. Quando está envolvido mais do que um produto, são necessários procedimentos complexos de engenharia industrial ou de investigação operacional para analisar os múltiplos fatores que interferem no problema.

Livros sobre Gestão da Produção

Estes são amplamente reconhecidos como os melhores. Deixo-vos a lista dos 10 melhores livros sobre gestão da produção:

  1. “The Toyota Way: 14 Management Principles from the World’s Greatest Manufacturer” de Jeffrey Liker. Uma análise profunda aos princípios de gestão utilizados pela empresa japonesa Toyota, um dos fabricantes automóveis mais eficientes;
  2. “The Lean Six Sigma Pocket Toolbook: A Quick Reference Guide to Nearly 100 Tools for Improving Quality and Speed” de Michael L. George e John Maxey. Explica como aplicar o método “Lean six Sigma” de forma a melhorar a qualidade e eficiência da produção;
  3. “The Goal: A Process of Ongoing Improvement” de Eliyahu M. Goldratt. Este livro utiliza um novo formato para explicar o conceito de “Teoria das Restrições” (“Theory of Constraints”), que é uma metodologia para identificar e resolver estrangulamentos na produção;
  4. “Production and Operations Management” de Richard B. Chase, Nicholas J. Aquilano, e F. Robert Jacobs. Um livro amplamente utilizado por gestores de produção em todo o mundo e cobre os conceitos chave e principais técnicas deste campo da gestão.
  5. “Operations Management” de Jay Heizer and Barry Render. Mais um livro muito conhecido pelos profissionais da gestão da produção.
  6. “Just-in-Time Manufacturing: An Introduction” de John F. Blackstone. Este livro explica o sistema de produção Just-in-Time (JIT), que é uma metodologia que reduz os stocks e aumenta a eficiência.
  7. “Manufacturing Planning and Control for Supply Chain Management” de Thomas E. Vollmann, William Lee Berry, e David Clay Whybark. Est livro cobre os conceitos chave e técnicas utilizadas no planeamento e controle da produção, incluindo previsões, agendamento e gestão de stocks.
  8. “Manufacturing at Warp Speed: Optimizing Supply Chain Financial Performance” de Eli Schragenheim e H. Thomas Johnson. Este livro aborda o conceito de “Throughput Accounting” que é uma metodologia para medir a performance financeira de uma operação de produção.
  9. “Managing Quality: An Integrative Approach” de S. Thomas Foster. Este livro aborda os aspetos mais importantes dos sistemas de Gestão da Qualidade Total (TQM) e “Six Sigma”.
  10. “Manufacturing Strategy: How to Formulate and Implement a Winning Plan” de George Koenigsaecker. Este livro é um guia passo-a-passo para desenvolver e implementar uma estratégia de produção.

Conclusão

Para gerir eficazmente a produção, é necessário ter uma compreensão clara do processo de produção, incluindo os materiais e recursos necessários, as etapas envolvidas, e quaisquer potenciais desafios que possam surgir. Também precisa de ter fortes capacidades de liderança e de organização, bem como a capacidade de comunicar eficazmente com outros membros da equipa de produção.

É importante sublinhar que além de aprender sobre gestão da produção, é também importante compreender a importância de outras áreas como operações, logística, gestão da cadeia de abastecimento e controlo de qualidade para se obter uma compreensão holística sobre assunto.

»» O que ler a seguir: “O que é Gestão de Recursos Humanos?“.

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Modelo Hook (Nir Eyal)
    O Modelo “Hook” é uma base estrutural para a criação de novos produtos que conseguem moldar os hábitos do consumidor. Foi desenvolvida por Nir Eyal no seu livro “Hooked”: Como Desenvolver Produtos e Serviços Que Criam Hábitos”.