Como detetar oportunidades para lançar o seu negócio

Como detetar oportunidades para lançar o seu negócio

Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um optimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um optimista. Saiba como detectar oportunidades para lançar o seu negócio.

A questão fundamental que todos os candidatos a empreendedores enfrentam é encontrar a oportunidade de negócios que melhor se adapte ao seu perfil.

  • Criar uma empresa que irá lançar um novo produto ou serviço que vem suprir uma necessidade nova do mercado?
  • Encontrar um produto ou serviço que já exista num determinado mercado e lança-lo ou disponibilizá-lo noutro mercado?
  • Confiar em modelos já testados e lançar o negócio em regime de Franchising?

Há muitas fontes de novas oportunidades para um empreendedor iniciar o seu negócio e, saber detectá-las, também faz parte do espírito empreendedor necessário a quem quer lançar o seu negócio.

Quando vemos ineficiência no mercado, e temos uma ideia sobre como corrigir essa ineficiência, e se temos os recursos, a capacidade e, acima de tudo, a vontade para corrigir essa ineficiência, essa poderá ser uma proposta de negócio interessante. Por outro lado, se conhecemos um produto ou serviço que “dá cartas” no estrangeiro e ele ainda não existe no nosso país, essa poderá também ser uma oportunidade interessante para iniciar um negócio.

»» Leia também: A importância do talento no mundo dos negócios.

A melhor fonte de novas ideias de negócio vem dos nossos clientes. Ouvir os clientes é algo que devemos fazer continuamente. Perceber a forma como podemos melhorar o nosso produto, onde o cliente quer ter o produto, como quer que seja entregue, quanto está disposto a pagar por ele.

A primeira análise deverá ser sempre ao mercado para percebermos se existe mercado, se existem clientes reais dispostos a pagar dinheiro pelos nossos produtos ou serviços.

Após confirmarmos que existe um mercado deveremos perceber quem é que já está nesse mercado, ou seja, analisar a concorrência. Conhecendo as necessidades do mercado e os produtos existentes para esse mercado conseguimos perceber quais as necessidades que não estão a ser satisfeitas na sua plenitude. Ou perceber se existe um nicho de valor não detectado pela concorrência.

Também é fundamental fazer uma análise global ao sector para tentar perceber se o sector está em crescimento ou declínio, se existem restrições legais ou acreditações a fazer ou se o sector é demasiado regulamentado. É importante ter a noção do nível de atractividade e das dificuldades do sector.

»» Não perca este artigo: Como começar um negócio sem dinheiro?

Erros frequentes

O erro mais frequente que as pessoas tendem a cometer é pensar que os futuros clientes são como elas. Se elas gostam do produto, todos vão gostar. Por vezes, os empreendedores mais tecnicistas concentram-se demasiados nas características de engenharia ou técnicas do produto, em vez de se concentrarem na necessidade que o produto deveria satisfazer.

Os clientes não compram tecnologia, compram produtos que agregam valor. Compram produtos que os ajudam a resolver um problema e não a tecnologia por si mesma. Não perder o foco do cliente é essencial para atingir o sucesso.

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.