Como organizar o armazém da forma mais eficiente

Como Organizar o Armazém

Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.

Aqui estão algumas dicas sobre como organizar o seu armazém:

  • Faça um inventário: Antes de fazer quaisquer alterações, comece por fazer um inventário de todos os artigos que tem no seu armazém. Isto dar-lhe-á uma boa compreensão do que tem e de quanto espaço precisa para atribuir a cada artigo.
  • Crie zonas: Divida o seu armazém em zonas diferentes para diferentes tipos de artigos. Por exemplo, poderá ter uma zona para matérias-primas, uma zona para produtos acabados, e uma zona para materiais de embalagem. Isto tornará mais fácil encontrar e aceder aos artigos de que necessita.
  • Utilize o espaço vertical: Utilize o espaço vertical no seu armazém, instalando prateleiras e estantes. Isto pode ajudá-lo a maximizar a utilização do espaço e a manter os artigos fora do chão.
  • Otimize o fluxo: Certifique-se de que o fluxo de mercadorias e pessoas é otimizado. Isto significa criar caminhos claros que permitam um movimento fácil em todo o armazém.
  • Utilize etiquetas e sinalização: Utilizar uma etiquetagem e sinalização claras para o ajudar a si e aos seus colaboradores a encontrar os artigos rápida e facilmente.
  • Mantenha-o sempre limpo e arejado: Limpar e fazer manutenção do seu armazém regularmente pode ajudar a minimizar acidentes e a manter todo o espaço bem organizado.
  • Implemente tecnologia: A utilização de software de gestão de armazém ou ainda tecnologia mais avançada de armazenagem pode ajudá-lo saber em tempo real as quantidades em stock, a otimizar os processos de expedição e embalagem, e melhorar a eficiência geral.

Resumindo, organizar um armazém envolve a criação de um layout eficiente que maximiza a utilização do espaço, racionaliza o movimento de bens e pessoas, e torna fácil encontrar e aceder a itens. Ao dividir o armazém em diferentes zonas, utilizando o espaço vertical, otimizando o fluxo, utilizando a etiquetagem e a sinalização, mantendo-o limpo e implementando novas tecnologias, irá melhorar, certamente, a organização e eficiência do seu armazém.

Lista de verificação do layout do armazém

Planear e projetar um armazém é um enorme desafio. Para o ajudar a começar, deixamos aqui uma lista de verificação que irá guiá-lo nessa tarefa. Considere as seguintes questões para o ajudar a tomar melhores decisões ao planear o layout ideal do seu armazém.

O layout está otimizado para o seu fluxo de trabalho?

Está a reduzir as ineficiências, tais como longos percursos entre cada encomenda escolhida? Que estratégia de separação de pedidos irá implementar? Decida como irá criar um fluxo de trabalho eficiente antes de estabelecer fluxos de trabalho, zonas de produtividade, áreas de armazenamento de inventário, e armazenamento de equipamento.

O seu layout leva em consideração o espaço dos equipamentos?

Um empilhador pode deslocar-se numa distância segura através de rotas marcadas no chão? E as pessoas?

Que tipo de equipamento irá necessitar para retirar itens das suas prateleiras?

Onde irá armazenar o equipamento para que seja facilmente acessível? Por exemplo, se utilizar um equipamento atrás do outro, mas os dois são armazenados em extremos opostos, isso pode causar ineficiências e retardar os processos.

O layout pensado inclui espaço suficiente para crescer?

Está a utilizar o espaço tanto vertical como horizontalmente? Está a 100% da sua capacidade? Assegure-se de planear o crescimento futuro para evitar a necessidade de recriar todo o seu design de armazém a partir do zero; utilize tecnologia digital twins para que, à medida que cresce, o seu layout e os seus processos sejam escaláveis.

O futuro layout irá permitir que os funcionários se desloquem livremente e sem obstruções?

A sua equipa pode se deslocar livremente? O espaço está concebido para minimizar os riscos de segurança? Certifique-se de criar zonas seguras de forma a que os seus colaboradores se possam deslocar de forma eficiente por todo o armazém. Planeie com antecedência para evitar congestionamentos desnecessários ou sobrelotação de pessoal. Isto também ajudará a eliminar erros durante o processo de abastecimento.

Aprender mais sobre Armazenamento

Para continuar a explorar este tema, armazém e armazenagem, recomendamos os os seguintes livros:

  • “A Supply Chain Logistics Program for Warehouse Management”, de Joachim Sydow David E. Mulcahy (2008)
  • “Warehouse Management System – A Complete Guide”, de Gerardus Blokdyk (2020)
  • “Supply Chain Management Best Practices”, de David Blanchard (2021)
  • “Practical Floor Supervision – A Hands-On Guide for Warehouse Supervisors”, de Paul Lukehart (2019)
  • “Essential Guide for Advanced Warehouse Management using Microsoft Dynamics AX”, de Scott Hamilton (2016)
  • “Definitive Guide to Warehousing – Managing the Storage and Handling of Materials and Products in the Supply Chain”, de CSCMP, Scott Keller, Brian Keller (2013)
  • “Excellence in Warehouse Management – How to Minimise Costs and Maximise Value”, de Stuart Emmett (2005)
  • “World-Class Warehousing and Material Handling”, de Edward Frazelle (2001)

E ainda, livros em Português:

  • Manual de Logística – Teoria e Prática, de Rui Lopes dos Reis
  • Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, de José Crespo de Carvalho
  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.