Como será o mundo económico em 2050?

Como será o mundo económico em 2050

Um estudo do banco britânico HSBC tenta olhar para a economia global do amanhã e arrisca prever o mundo em 2050.

O Departamento de Análise Global do Banco HSBC publicou um relatório que prevê a ascenção e declíneo das maiores economias mundiais nos próximos 40 anos.

Com o crescimento acelerado dos mercados emergentes, a economia global está a atravessar um período turbulento de mudança. Mas porque é que estas alterações ocorrem? E como ficará o mundo depois disso?

São perguntas que os investidores fazem diariamente e que este estudo tenta responder.

»» Lei o artigo: O Mito da Perpetuidade das Empresas.

Como será então o mundo económico em 2050?

Baseado na análise das trinta maiores economias mundiais por PIB, em 2050, as conclusões são as seguintes:

  • A produção mundial irá triplicar, sobretudo com o crescimento acelerado das economias emergentes. Em média, o crescimento mundial será de 3% por ano (maior que o crescimento de 2%/ano registado na década de 2000);
  • Em 2050, os países emergentes valem cinco vezes mais o seu actual PIB e, no seu conjunto, irão ultrapassar os países desenvolvidos;
  • Das 30 maiores economias, em 2050, 19 serão países que hoje chamamos «emergentes»;
  • A China irá destronar os Estados Unidos, que ficarão em segundo lugar, seguidos pela Índia;
  • A Inglaterra e Estados Unidos deverão manter a sua posição no ranking dos países mais ricos mas, os países com menos população da europa, e população envelhecida, serão certamente os grandes perdedores. A Suíça e Holanda descem bastante, e a Suécia, Bélgica, Áustria, Noruega e Dinamarca vão sair do ranking para dar lugar a países como Indonésia, Egipto, Malásia, Tailândia, Colômbia e Venezuela.

Se pretender consultar este estudo na íntegra por favor consulte: http://www.hsbc.com/1/2/about/in-the-future

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.