Como ter boas ideias de artigos para o meu Blog

Esqueça o bloqueio de escritor. Utilize técnicas simples e rápidas que vão gerar ideias fantásticas para os seus próximos artigos.

Este artigo foi escrito tendo como objetivo proporcionar-lhe algumas técnicas fáceis de utilizar que lhe permitem arrancar da cartola um conjunto de boas ideias de artigos para a sua estratégia de marketing de conteúdo.

O cursor continua a piscar, o monitor continua branco, tal como a minha mente…

Sobre o que vou escrever agora? O que é que tenho para dizer que seja suficientemente importante para mercer ser publicado? Será que alguém se importa com isso?

Tento novamente amanhã! Ou nunca!! 🙁

Reconhece este tipo de discurso? Infelizmente todos nós já passamos por isso.

Parece que já está tudo inventado, já está tudo escrito. Parece que não vamos conseguir captar a atenção da nossa audiência 

Como obter boas ideias de artigos

Componha uma lista de ideias

Em primeiro lugar temos que admitir que as ideias raramente surgem quando precisamos delas. Podem aparecer durante a noite, numa viagem, no ginásio, no duche, em qualquer altura e em qualquer lugar.

Além disso, quando aparecem, não temos tempo para as desenvolver ou avaliar.

E é por esse motivo que as descartamos e as esquecemos com a mesma rapidez com que nos tínhamos lembrado delas.

A melhor estratégia é criar e manter um ficheiro com uma lista de ideias. Cada vez que tivermos uma ideia devemos escrevê-la nessa lista, isto é, registá-la de imediato para não lhe perdermos o rasto. Posteriormente, podemos ir desenvolvendo por tópicos essa ideia tornando o nosso ficheiro de ideias cada vez mais rico.

Quando chegar a altura de publicar um artigo, abrimos o nosso ficheiro de ideias e escolhemos aquela que é mais apropriada ao momento. Verá que o texto vai fluir naturalmente e terminará o artigo em muito menos tempo.

Expanda o conteúdo dos seus artigos mais bem sucedidos

Reveja o seu histórico. Consulte o Google Anaytics para verificar quais os seus artigos que fizeram as delícias do seu público. É por aí que deve começar.

Meses, ou mesmo anos, após a publicação, há artigos que continuam a despertar interesse e a gerar tráfego para o seu site.

Então, sabe que esses temas funcionam. O que fazer a seguir?

Muitas vezes, esses artigos precisam apenas de uma atualização para se tornarem estrelas novamente. Pode refrescar o seu conteúdo atualizando elementos ultrapassados e incluir nova informação.

Pode até dividir um desses artigos em vários enriquecendo cada um deles com conteúdo novo e atual.

Também pode escrever um artigo continuando um desses artigos.

Qualquer que seja a sua opção, não se esqueça de editar o artigo antigo e incluir um link para o novo artigo.

 

Adapte ideias de outros

Por vezes já está tudo inventado, e tudo o que podemos fazer é melhorar aquilo que já existe. Não há vergonha nenhuma nisso!

Fazer melhor do que os outros é, por si só, uma arte.

Se esbarrar com uma ideia brilhante, e principalmente, se tiver a noção clara daquilo que pode melhorar ou acrescentar a essa ideia, não hesite. Utilize-a!

Dessa forma terá uma grande ideia para trabalhar onde poderá incluir a sua prespetiva sobre o tema.

Nunca copie um artigo de outra pessoa.

Isso é terrível de tantas formas diferentes que poderiamos escrever um artigo bastante extenso sobre o tema.

Retirar ideias de outros artigos é legítimo e poderá acrescentar bastante valor ao leitor. 

Seja um leitor ativo dos melhores Blogs relacionados com a sua indústria. E, sobretudo, esteja atento a ideias que funcionem.

Pergunte ao seu próprio público

Os bloggers mais eficientes não perdem tempo à procura de ideias porque permitem que as boas ideias venham ter com eles.

Analise os comentários aos seus post, tanto no seu blog bem como no Facebook ou no Twitter.

Que perguntas estão a ser feitas? Que temas estão a deixar as pessoas confusas, ou emocionadas? Que histórias é que as pessoas contam?

Ainda não conseguiu extraír qualquer ideia?

Pergunte diretamente aos seus leitores que temas gostariam de ver abordados no seu Blog.

Pergunte à Internet

Ficar sem ideias é algo muito comum no mundo dos Bloggers, por isso existem muitos artigos sobre o tema por toda a internet.

Gosto particularmente de artigos que descrevem o processo de um blogger que ficou sem ideias sobre o que escrever e venceu esse bloqueio. Além de nos contar “o segredo” do seu sucesso, este tipo de histórias tem o bónus de nos inspirar para fazer mais e melhor.

Para lhe facilitar o processo de pesquisa no Google ou no Pinterest, indico-lhe algumas das ferramentas e artigos da minha preferência (alguns estão em inglês):

Ideias para Blog Posts (Pinterest)

Ferramenta para gerar ideias de artigos (a partir de um tópico)

10 formas de encontrar ideias para escrever artigos

50 Content Marketing Ideas For Your Website Or Blog

 

Treine o seu cérebro para gerar novas ideias

Em primeiro lugar, devemos ter consciência que ter ideias é uma caraterísticas que se pode treinar. É verdade!

A criatividade é como um músculo. Precisa de ser treinado com frequência.

Treine o seu cérebro para gerar novas ideias

 

Quantas mais vezes o fizer, naturalmente mais forte esse músculo se vai tornar.

Pratique todos os dias a arte de conseguir boas ideias de artigos para o seu site e, mais tarde ou mais cedo, isso se tornará tão natural como respirar.

Recomendo a leitura de dois artigos sobre a melhor forma de treinar o cérebro para obter as melhores ideias de artigos. Aviso, no entanto, que estão em inglês.

Imagine como será quando, para qualquer assunto, será você a ter toneladas de ideias sobre tudo. Exercitar o músculo da criatividade é como o revelar um poder mágico que sempre teve mas que nunca conseguiu usar.

Em suma, ter ideias não é difícil. Talvez seja difícil criar alguma disciplina de forma a manter o ficheiro de ideias atualizado. Mas, acima de tudo, é difícil treinar o cérebro e transformá-lo numa máquina de fabricar boas ideias. Afinal, para tudo na vida é necessário esforço, empenho, dedicação, trabalho. No entanto, posso garantir que esse esforço, esse trabalho, produzem quase sempre resultados.

Pin It on Pinterest

Share This