Primeiros passos no Wordpress

Primeiros Passos no WordPress

O Marketing de Conteúdo é, cada vez mais, uma estratégia essencial para estabelecer autoridade no seu nicho específico. Se isto faz sentido para si, comece aqui a dar os primeiros passos no WordPress, que é a ferramenta de eleição para a gestão de conteúdos de forma fácil, rápida e intuitiva. Veja aqui porquê!

Escrever artigos no Worpress

Os primeiros passos no WordPress podem parecer difíceis mas, após concluídas as configurações iniciais, escrever um artigo é tarefa de criança.

O WordPress é, sem dúvida, a melhor plataforma de gestão de conteúdos para blogs.

É fácil de implementar mas, mais importante do que isso, é fácil de gerir o conteúdo. Criamos um artigo como se estivéssemos a escrever um texto no Microsoft Word. O foco do criador pode estar mais centrado no conteúdo e menos na forma.

Escreva em qualquer lugar

Tenho que me deslocar a Lisboa para uma reunião com um cliente de referência. Pondero ir de carro. Mais rápido, não fico dependente de transportes públicos, ganho tempo.

Não é bem assim. Aliás, é precisamente o contrário. Vou perder imenso tempo sentado em frente ao volante. Acabo por perder a paciência nas filas intermináveis de Lisboa. Vou chegar à reunião cansado e não na minha melhor forma.

Decido ir de comboio (verifiquei antecipadamente se havia alguma greve marcada).

Utilizando apenas o telefone, acedo à área de administração do wordpress do Portal Ciberforma e começo de imediato a escrever um artigo.

Escrever em qualquer lugar usando o telefone

A exposição a um ambiente diferente do habitual gera, muitas vezes, um incremento na inspiração e criatividade. As palavras parecem fluir com mais facilidade.

A consola do WordPress é simples e intuitiva. Se estiver a usar o smartphone concentre-se apenas no texto e nos cabeçalhos. Deixe as ilustrações, links internos, links externos e outros pormenores para quando tiver acesso a um computador com um ecrã mais confortável. Grave o artigo em modo rascunho. Não o publique de imediato!

Pode gerar conteúdo para o seu site nos sítios mais incríveis que possa imaginar. Na casa de banho (lugar de inspiração preferido de grandes criativos da nossa história), na praia ou junto à piscina, no café ou numa esplanada à beira mar ou no lugar onde a sua mente encontra aquela clareza e discernimento que lhe vai permitir mudar o mundo.

Não tem ideias? Inspire-se no nosso artigo “Como ter ideias de artigos para o meu Blog“.

Publique quando tudo estiver pronto

Não tenha pressa. Escreva, releia, acrescente, elimine.

Ainda não está bem?

Rescreva, corrija, permita que outro utilizador corrija ou finalize.

O wordpress permite gravar o seu artigo em modo de rascunho. Melhor! Grava em modo de rascunho à medida que o artigo vai sendo redigido.

Só publica quando quiser e se quiser.

Melhorando o seu artigo

Para que o seu artigo tenha alguma hipótese de ficar na primeira página de resultados do Google, para a expressão chave que considera relevante, é necessário prestar atenção a detalhes que passam despercebidos à maior parte das pessoas.

Expressão chave na URL

Url significa Uniform Resource Locator e é, nada mais, nada menos, do que o endereço completo de uma página web. É o endereço que colocámos na barra de endereços do nosso browser para aceder à página que pretendemos.

O wordpress permite definir um permalink, ou seja, um nome mais amigável para o endereço web da nossa página que contém o novo artigo. Isso facilita a memorização do endereço da página e o algoritmo do Google vai recompensar-nos por isso. A URL deverá ser curta e conter a expressão chave para a qual queremos otimizar o nosso conteúdo.

Exemplo: um artigo cuja expressão chave mais relevante fosse “como criar um site” deveria ter a URL “ciberforma.pt/como-criar-um-site/“.

Título e Meta-Descrição

Outro parâmetro essencial que depende apenas do criador do artigo é o título da página e a meta tag description. A expressão chave alvo deverá estar no título e na descrição de uma forma natural. Tanto o título como a descrição deverão fazer um apelo à ação. O desenvolvimento do Google Rank Brain trouxe novos parâmetros à disciplina SEO (otimização para os motores de busca). Além disso, os cliques na página de resultados demonstram a preferência do utilizador e o Google toma isso em consideração também.

Utilizando o exemplo anterior, um bom título poderia ser: Saiba como criar um site fantástico em 10 passos [Guia Completo]

Uma boa descrição poderia ser: Criar um site com um design fabuloso, preparado para todos os dispositivos, é muito fácil seguindo com este guia completo em 10 passos. Não precisa escrever uma linha de código. Comece o seu site ainda hoje!

Cabeçalho principal (ou Heading 1)

É importante ter um cabeçalho principal definido dentro das tags <h1> que contenha a sua expressão chave alvo.

Expressão chave no início do texto

Sempre que possível, e de forma natural, deveremos incluir a expressão chave no primeiro parágrafo de texto. A expressão deverá fluir de forma natural dentro da frase e sempre dentro do contexto do parágrafo. Na realidade, se não faz sentido para um humano também não será natural para o Google.

Sinónimos da expressão chave ao longo de todo o artigo

A era da densidade das palavras-chave já terminou. Tentar forçar a expressão chave muitas vezes é prejudicial e pode condenar o artigo ao esquecimento. Utilizar expressões equivalentes, que traduzam a mesma intenção, melhoram a legibilidade do texto e ajudam o Google a perceber melhor o tema do artigo. Prepare uma lista de expressões chave que poderá utilizar e tente inclui-las de forma natural ao longo do artigo.

Para o exemplo que temos seguido, como criar um site é equivalente na sua intenção às expressões:

  • como fazer para criar um site
  • como criar uma página na internet
  • criando um site
  • criando uma página na internet
  • como fazer um site

Incluir imagens para ilustrar a sua ideia

As imagens são fundamentais para melhorar a legibilidade do seu artigo e para ilustrar as suas ideias. Os leitores adoram imagens e gráficos. Ao depararem-se com um bloco de texto demasiado denso, que parece não ter fim, o seu conteúdo fantástico não vai ter hipótese. Dessa forma, o utilizador nem vai chegar a saber que o seu conteúdo era fenomenal.

Inclua, pelo menos, uma imagem por cada ideia que está a expor.

Inclua imagens que façam sentido porque o utilizador não gosta de ser enganado. O nome do ficheiro de imagem (nome-da-imagem.jpg) poderá incluir as suas expressões chave. A tag html alt=”descrição da sua imagem” é uma excelente oportunidade para descrever a imagem incorporando a sua expressão chave. Tudo isto é contabilizado para que a sua página fique numa posição mais destacada nos motores de busca.

»» Também poderá gostr do artigo: “Sobreviver a um ambiente de trabalho agressivo“.

Crie links para páginas de referência que suportem a sua ideia

Os links externos para páginas de reconhecida autoridade sobre o tema que está a desenvolver ajudam a aumentar a notoriedade da sua página. A “velha escola” de SEO aconselhava a evitar os links externos porque faziam diluir o “page rank” ou o “link juice” da página. Isso deixou de se verificar há alguns anos, pelo menos desde 2014. Estes links externos ajudam a confirmar a sua ideia, funcionam como referências bibliográficas.

Crie links das suas outras páginas para o novo artigo

Edite outros artigos  do seu site de forma a incluir links para esta nova página, mas apenas se fizer sentido. Crie uma ligação se o conteúdo estiver relacionado, se existir uma vantagem real para o utilizador. Ao criar estes links utilize a expressão chave no texto âncora compondo frases que façam sentido.

Não crie um link para o novo artigo no rodapé ou no topo do site gerando centenas de links, todos com o mesmo texto âncora, para o novo artigo. Isso poderá prejudicar, e não ajudar.

Está tudo pronto? Publique!

Faça a revisão do texto mas não busque a perfeição, pois não a encontrará. Nada o impede de corrigir ou acrescentar algo mais tarde. Até os maiores jornais online o fazem.

Coragem! Pressione o botão PUBLICAR.

Divulgue nas redes sociais

Ao utilizar o wordpress deverá ter configurado os botões que permitem partilhar nas redes sociais. Se ainda não o fez, deverá fazê-lo o quanto antes. Esses botões permitem que qualquer utilizador partilhe o seu artigo nas redes sociais ajudando-o a divulgar.

Divulgue o seu artigo nas redes sociais

Mas não espere que os utilizadores o façam. Mal publique um artigo deverá partilhá-lo de imediato. Diga aos seus amigos, à sua família, aos seus contactos, peça para partilharem, para gostarem, para comentarem. Esses sinais também ajudam a elevar a posição da sua página e do seu site nas pesquisas dos motores de busca. Conte ao mundo que está a dar os primeiros passos no WordPress.

O poder do Blog

Espero ter, de alguma forma, contribuído para materializar a vontade que sente em partilhar coisas que sabe. Agora é só passar à ação. Se tem uma empresa e se se considera competente numa área específica porque não adicionar um blog ao seu site. O tráfego gerado pelo Blog vai gerar Leads de qualidade para o seu negócio e a qualidade do conteúdo irá beneficiar a sua reputação. Esses são os fundamentos do denominado Marketing de Conteúdo tão explorado atualmente pelas grandes empresas.

Os pequenos negócios também podem beneficiar deste tipo de promoção. Dessa forma, podem demonstrar a sua competência publicando artigos onde traduzem a componente técnica da sua arte em palavras, que podem ser facilmente entendidas pelos seu clientes.