Primeiros passos no WordPress
Após a construção do site, a tarefa de produção de conteúdo fica muito facilitada.O WordPress é uma aplicação que permite gerir o conteúdo de um site de uma forma fácil, rápida e intuitiva. Os primeiros passos no WordPress podem parecer difíceis mas, após concluídas as configurações iniciais, escrever um artigo é tarefa de criança.
Escrever artigos no Worpress
O WordPress é, sem dúvida, a melhor plataforma de gestão de conteúdos para blogs.
É fácil de implementar mas, mais importante do que isso, é fácil de gerir o conteúdo. Criamos um artigo como se estivéssemos a escrever um texto no Microsoft Word. O foco do criador pode estar mais centrado no conteúdo e menos na forma.
Escreva em qualquer lugar
Tenho que me deslocar a Lisboa para uma reunião com um cliente de referência. Pondero ir de carro. Mais rápido, não fico dependente de transportes públicos, ganho tempo.
Não é bem assim. Aliás, é precisamente o contrário. Vou perder imenso tempo sentado em frente ao volante. Vou perder a paciência nas filas intermináveis de Lisboa. Vou chegar à reunião cansado e não na minha melhor forma.
Decido ir de comboio (verifiquei antecipadamente se havia alguma grave marcada).
Utilizando apenas o telefone, acedo à área de administração do wordpress do site da Ciberforma e começo de imediato a escrever um artigo.
A exposição a um ambiente diferente do habitual gera, muitas vezes, um incremento na inspiração. As palavras fluem com mais facilidade.
A consola do WordPress é simples e intuitiva. Se estiver a usar o smartphone concentre-se apenas no texto e nos cabeçalhos. Deixe as ilustrações, links internos, links externos e outros pormenores para quando tiver acesso a um computador com um ecrã mais confortável. Grave o artigo em modo rascunho. Não o publique de imediato.
Pode gerar conteúdo para o seu site nos sítios mais incríveis que possa imaginar. Na casa de banho (lugar de inspiração preferido de grandes criativos da nossa história), na praia ou junto à piscina, no café ou numa esplanada à beira mar ou no lugar onde a sua mente encontra aquela clareza e discernimento que lhe vai permitir mudar o mundo.
Publique quando tudo estiver pronto
Não tenha pressa. Escreva, releia, acrescente, elimine.
Ainda não está bem?
Rescreva, corrija, permita que outro utilizador corrija ou finalize.
O wordpress permite gravar o seu artigo em modo de rascunho. Melhor! Grava em modo de rascunho à medida que o artigo vai sendo redigido.
Só publica quando quiser e se quiser.
Melhorando o seu artigo
Para que o seu artigo tenha alguma hipótese de ficar na primeira página de resultados do Google para a expressão chave que considera relevante é necessário prestar atenção a detalhes que passam despercebidos à maior parte das pessoas.
Expressão chave na URL
Url significa Uniform Resource Locator e é, nada mais, nada menos, do que o endereço completo de uma página web. É o endereço que colocámos na barra de endereços do nosso browser para aceder à página que pretendemos.
O wordpress permite definir um permalink, ou seja, um nome mais amigável para o endereço web da nossa página que contém o novo artigo. Isso facilita a memorização do endereço da página e o algoritmo do Google vai recompensar-nos por isso. A URL deverá ser curta e conter a expressão chave para a qual queremos otimizar o nosso conteúdo.
Exemplo: um artigo cuja expressão chave mais relevante fosse “como criar um site” deveria ter a URL “ciberforma.pt/como-criar-um-site/“.
Título e Meta-Descrição
Outro parâmetro essencial que depende apenas do criador do artigo é o título da página e a meta tag description. A expressão chave alvo deverá estar no título e na descrição de uma forma natural. Tanto o título como a descrição deverão fazer um apelo à ação. O desenvolvimento do Google Rank Brain trouxe novos parâmetros à disciplina SEO (otimização para os motores de busca). Os cliques na página de resultados demonstram a preferência do utilizador e o Google considera isso também.
Utilizando o exemplo anterior, um bom título poderia ser: Saiba como criar um site fantástico em 10 passos [Guia Completo]
Uma boa descrição poderia ser: Criar um site com um design fabuloso, preparado para todos os dispositivos, é muito fácil seguindo com este guia completo em 10 passos. Não precisa escrever uma linha de código. Comece o seu site ainda hoje!
Cabeçalho principal (ou Heading 1)
É importante ter um cabeçalho principal definido dentro das tags <h1> que contenha a sua expressão chave alvo.
Expressão chave no início do texto
Sempre que possível, e de forma natural, deveremos incluir a expressão chave no primeiro parágrafo de texto. A expressão deverá fluir de forma natural dentro da frase e sempre dentro do contexto do parágrafo. Se não faz sentido para um humano também não será natural para o Google.
Sinónimos da expressão chave ao longo de todo o artigo
A era da densidade das palavras-chave já terminou. Tentar forçar a expressão chave muitas vezes é prejudicial e pode condenar o artigo ao esquecimento. Utilizar expressões equivalentes, que traduzam a mesma intenção, melhoram a legibilidade do texto e ajudam o Google a perceber melhor o tema do artigo. Prepare uma lista de expressões chave que poderá utilizar e tente inclui-las de forma natural ao longo do artigo.
Para o exemplo que temos seguido, como criar um site é equivalente na sua intenção às expressões:
- como fazer para criar um site
- como criar uma página na internet
- criando um site
- criando uma página na internet
- como fazer um site
Incluir imagens para ilustrar a sua ideia
As imagens são fundamentais para melhorar a legibilidade do seu artigo e para ilustrar as suas ideias. Os leitores adoram imagens e gráficos. Ao depararem-se com um bloco de texto demasiado denso, que parece não ter fim, o seu conteúdo fantástico não vai ter hipótese. O utilizador nem vai chegar a saber que o seu conteúdo era fenomenal.
Inclua, pelo menos, uma imagem por cada ideia que está a expor.
Inclua imagens que façam sentido porque o utilizador não gosta de ser enganado. O nome do ficheiro de imagem (nome-da-imagem.jpg) poderá incluir as suas expressões chave. A tag html alt=”descrição da sua imagem” é uma excelente oportunidade para descrever a imagem incorporando a sua expressão chave. Tudo isto é contabilizado para que a sua página fique numa posição mais destacada nos motores de busca.
Crie links para páginas de referência que suportem a sua ideia
Os links externos para páginas de reconhecida autoridade sobre o tema que está a desenvolver ajudam a aumentar a notoriedade da sua página. A “velha escola” de SEO aconselhava a evitar os links externos porque faziam diluir o “page rank” ou o “link juice” da página. Isso deixou de se verificar há alguns anos, pelo menos desde 2014. Estes links externos ajudam a confirmar a sua ideia, funcionam como referências bibliográficas.
Crie links das suas outras páginas para o novo artigo
Edite outros artigos do seu site de forma a incluir links para esta nova página, mas apenas se fizer sentido. Crie uma ligação se o conteúdo estiver relacionado, se existir uma vantagem real para o utilizador. Ao criar estes links utilize a expressão chave no texto âncora compondo frases que façam sentido.
Não crie um link para o novo artigo no rodapé ou no topo do site gerando centenas de links, todos com o mesmo texto âncora, para o novo artigo. Isso poderá prejudicar, e não ajudar.
Está tudo pronto? Publique!
Faça a revisão do texto mas não busque a perfeição, pois não a encontrará. Nada o impede de corrigir ou acrescentar algo mais tarde. Até os maiores jornais online o fazem.
Coragem! Pressione o botão PUBLICAR.
Divulgue nas redes sociais
Ao utilizar o wordpress deverá ter configurado os botões que permitem partilhar nas redes sociais. Se ainda não o fez, deverá fazê-lo o quanto antes. Esses botões permitem que qualquer utilizador partilhe o seu artigo nas redes sociais ajudando-o a divulgar.
Mas não espere que os utilizadores o façam. Mal publique um artigo deverá partilhá-lo de imediato. Diga aos seus amigos, à sua família, aos seus contactos, peça para partilharem, para gostarem, para comentarem. Esses sinais também ajudam a elevar a posição da sua página e do seu site nas pesquisas dos motores de busca.
O poder do Blog
Espero ter, de alguma forma, contribuído para materializar a vontade que sente em partilhar coisas que sabe. Agora é só passar à ação. Se tem uma empresa e se se considera competente numa área específica porque não adicionar um blog ao seu site. O tráfego gerado pelo Blog vai gerar Leads de qualidade para o seu negócio e a qualidade do conteúdo irá beneficiar a sua reputação. Esses são os fundamentos do denominado Marketing de Conteúdo tão explorado atualmente pelas grandes empresas.
Os pequenos negócios também podem beneficiar deste tipo de promoção demonstrando a sua competência publicando artigos onde traduzem a componente técnica da sua arte em palavras que podem ser facilmente entendidas pelos seu clientes.