Relacionar-se com outras pessoas, divertir-se e até não fazer nada também são aspetos que levam ao melhor desempenho do seu cérebro.
David Rock, director do NeuroLeadership Institute, é autor do livro «Cérebro a trabalhar: Estratégias para ultrapassar distracções, recuperar a concentração e trabalhar todo o dia». Num artigo da Forbes, este autor lista um conjunto de sete aspectos que fazem com que o nosso cérebro funcione melhor.
Como Otimizar o seu Cérebro
Concentração
Primeiro, ocar-se num projecto é uma forma de pensar. E pensar é um exercício fundamental para a sua saúde mental. Por isso pense e concentre-se numa única coisa de cda vez. Exercitar a mente é cuidar do seu cérebro.
Gerir o tempo
«Estar isolado é ainda mais perigoso do que fumar». É necessário ter uma vida social para além do trabalho para sermos mentalmente saudáveis. Aprenda a gerir o tempo de forma a conseguir conciliar todos os aspetos da vida.
Não fazer nada
Ler ou realizar uma tarefa banal, como limpar o pó, permite que a sua mente viaja e reflicta o que, por sua vez, faz com que o seu cérebro recupere e se concentre melhor. A meditação, por exemplo, é um exercício que permite não pensar em nada durante algum tempo. Cuidar do seu cérebro é dar-lhe uma pausa de vez em qundo.
Exercitar o pensamento
Reflita sobre algo com profundidade indo ao fundo do problema. Faça algo que lhe permita pensar de forma profunda, isto permite ao seu cérebro reorganizar-se.
Divertir-se
Desfrute de um tempo com os seus amigos, veja uma comédia ou brinque com crianças. Dessa forma, divertir-se faz com que o seu cérebro relaxe e proporcione um ambiente favorável à criação de novas ligações entre neurónios.
Fazer exercício físico
Por fim, um estudo recente revelou que as pessoas são 23% mais produtivas nos dias que praticam actividade física. Quando nos exercitamos, ativamos regiões do cérebro que só são activadas dessa forma, o que permite que outras funções do cérebro descansem.
»» Leia também: “Técnicas para memorizar mais facilmente“.