Estudo Sobre Criatividade nas Empresas

Estudo sobre Criatividade nas empresas

Um estudo da Forrester mostra o impacto que as mentes criativas têm nos resultados das empresas. Como resultado, as que potenciam a criatividade dos seus colaboradores superam os concorrentes nas receitas e quota de mercado.

Impossível não pensar em Steve Jobs. Um estudo encomendado pela Adobe à Forrester parece ter comprovado o que, intimamente, muitos de nós já sabemos (ou deveríamos saber): a criatividade é a alma de um bom negócio.

A pesquisa Creative Dividend concluiu que o sucesso de uma empresa – esse indicador tão subjetivo e que é composto por diversos elementos, tais como a capacidade de promover a inovação, de desenvolver talentos ou de alcançar um elevado grau de reconhecimento da marca – é influenciado pela sua perspetiva criativa, ao nível das práticas e da cultura empresarial.

Conclusões do Estudo de Criatividade nas Empresas

Eis as principais conclusões desse estudo:

  • Em primeiro lugar, as empresas que estimulam a criatividade obtêm um crescimento das receitas excepcional face aos seus pares. Cerca de 58% dos entrevistados que referiram que as suas empresas estimulam a criatividade obtiveram uma receita superior em 10%, ou mais, no ano 2013 (em comparação com 2012). Em contraste, apenas 20% das empresas menos criativas obtiveram um desempenho semelhante.
  • Segundo, empresas mais criativas desfrutam de uma maior quota de mercado e liderança competitiva. Das que reportam ter uma maior quota de mercado, as criativas superam as menos criativas por um fator de 1,5.
  • Além disso, apesar dos benefícios reconhecidos da criatividade, 61% das empresas não se vêem como criativas. Apenas 11% referem que as suas práticas estavam perfeitamente alinhadas com as empresas que são facilmente reconhecidas como criativas. A maioria (51%) referiu que são neutras ou não alinhadas com empresas criativas e 10% acham que as suas práticas foram, de fato, o oposto do que empresas criativas fazem.
  • Por fim, empresas criativas ganham reconhecimento como os melhores locais para trabalhar. Cerca de 69% de empresas criativas referem também o reconhecimento e o vencimento de prémios «best place to work». Apenas 27% das empresas menos criativas conseguiram tais feitos.

»» Para ler a seguir: “Quer começar um negócio mas não tem dinheiro?

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.