O Modelo “Hook” é uma base estrutural para a criação de novos produtos que conseguem moldar os hábitos do consumidor. Foi desenvolvida por Nir Eyal no seu livro “Hooked”: Como Desenvolver Produtos e Serviços Que Criam Hábitos”.
Se acordo com Eyal, os hábitos são formados quando os utilizadores experienciam um gatilho, partem para a ação, recebem uma recompensa e investem no produto. O Modelo Hook é um processo de quatro etapas que todos os criadores de produtos devem considerar:
- Gatilho: Este passo consiste em criar um gatilho externo ou interno que lembre os utilizadores de utilizarem o produto. Os gatilhos externos podem ser anúncios, emails, ou notificações. Os gatilhos internos estão associados a um sentimento ou emoção específica.
- Ação: Este passo consiste em facilitar o comportamento desejado. Implica reduzir o atrito ou o esforço necessário para completar a acção.
- Recompensas variáveis: Este passo tem a ver com a criação de recompensas imprevisíveis que fazem com que os utilizadores volte para mis. As recompensas podem ser sociais, tais como gostos no Instagram, ou tangíveis, tais como pontos ou crachás.
- Investimento: Este passo consiste em criar oportunidades para os utilizadores investirem no produto, o que leva a um maior sentido de propriedade e compromisso. Isto pode incluir a criação de conteúdo gerado pelo utilizador, o fornecimento de mecanismos de feedback, ou a oferta de opções de personalização.
O Modelo Hook não é apenas criar um produto “adesivo”, mas, acima de tudo, de compreender as necessidades dos utilizadores, os pontos de dor e depois criar um produto que, não só é útil, como também formador de hábitos e envolvente.
O modelo é apenas um guia, e não uma fórmula rígida, uma vez que cada produto e utilizador são diferentes.
A Psicologia dos Hábitos
A psicologia dos hábitos é o estudo de como os hábitos são formados, mantidos e alterados. É um campo complexo que recorre a várias disciplinas, incluindo a psicologia, neurociência, e sociologia.
Alguns conceitos-chave na psicologia dos hábitos são:
- Os hábitos são comportamentos aprendidos que, repetindo-se ao longo do tempo, tornam-se automáticos. São frequentemente desencadeados por sinais específicos do ambiente e são impulsionados pelo desejo de alcançar um objetivo ou recompensa específicos.
- Os hábitos formam-se através de um processo chamado habituação. Este ocorre quando um comportamento é repetido consistentemente num contexto específico. Ao longo do tempo, o cérebro aprende a associar o contexto ao comportamento, tornando-o mais provável de ocorrer automaticamente no futuro.
- Os hábitos são mantidos através da libertação do neurotransmissor dopamina no cérebro. A dopamina é associada ao prazer é a recompensa, e é libertada quando nos envolvemos em hábitos que consideramos gratificantes.
- Os hábitos alteram-se através de um processo chamado extinção. A extinção ocorre quando um comportamento já não é reforçado. Isto pode acontecer quando o gatilho ou a recompensa associada ao hábito é removida ou alterada.
- Os hábitos são influenciados por vários factores, incluindo genética, ambiente, e fatores cognitivos. Por exemplo, as pessoas com uma predisposição genética para o vício podem ter mais dificuldade em mudar hábitos relacionados com o abuso de substâncias.
- Os hábitos podem ter efeitos tanto positivos como negativos nas nossas vidas. Os hábitos positivos, tais como o exercício e uma alimentação saudável, podem melhorar a nossa saúde física e mental, enquanto que os hábitos negativos, tais como fumar ou comer em excesso, podem ter consequências negativas.
Concluindo, compreender a psicologia dos hábitos pode ajudar as pessoas a mudar hábitos negativos e a formar hábitos positivos, através da compreensão dos sinais e recompensas que os impulsionam, e encontrar formas de os mudar.
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Casos de Sucesso do Modelo Hook
Exisem várias empresas muito conhecidas onde a aplicação do modelo Hook é mais do que evidente e o seu sucesso está bem à vista. Eis alguns exemplos:
- Facebook: O Facebook utiliza o Modelo Hook para manter os utilizadores envolvidos, fornecendo um fluxo constante de novos conteúdos e notificações, o que cria um gatilho interno (o medo de falhar) que encoraja os utilizadores a consultar a plataforma regularmente. A ação é percorrer, a recompensa variável é o conteúdo, e o investimento é o tempo gasto na criação do conteúdo.
- Twitter: O Twitter utiliza o Modelo Hook, enviando notificações de novos tweets, o que cria um gatilho externo. A ação é ler os tweets, a variável recompensa é o conteúdo, e o investimento é o tempo gasto a criar os tweets.
- Instagram: O Instagram utiliza, da mesma forma, o Modelo Hook, fornecendo um fluxo constante de novos conteúdos, o que cria um gatilho interno (o medo de falhar) que encoraja os utilizadores a verificar regularmente a plataforma. A ação é percorrer, a recompensa variável é o conteúdo, e o investimento é o tempo gasto a criar o conteúdo ou o envolvimento com outros utilizadores.
- TikTok: O TikTok também utiliza o Modelo Hook, fornecendo um fluxo constante de novos conteúdos e recomendações personalizadas, o que cria um gatilho interno (o medo de falhar) que encoraja os utilizadores a verificarem a plataforma regularmente. A ação é percorrer, a recompensa variável é o conteúdo, e o investimento é o tempo gasto na criação do conteúdo ou no envolvimento com outros utilizadores.
- Uber: Por fim, a Uber também utiliza o Modelo Hook. Fornece um serviço conveniente e fiável que cria um gatilho externo (a necessidade de transporte) e um gatilho interno (o desejo de conveniência). A ação é solicitar uma viagem, a recompensa variável é a viagem, e o investimento é o tempo gasto na criação de uma conta e no fornecimento de feedback.
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