Diferença entre gestão de stock e armazenagem

Diferença entre gestão de stock e armazenagem

Sabe qual é a diferença entre gestão de stock e armazenagem?

Quando falamos de logística, estes dois termos podem gerar alguma confusão, sendo difícil diferenciar um termo do outro.

Isso é compreensível já que, com o decorrer dos anos, as duas palavras foram sendo utilizadas como sinónimos.

No entanto, para uma comunicação clara e eficiente, é importante saber distinguir a gestão de stock e a armazenagem. Nesse sentido, resolvemos publicar este artigo explicando as principais diferenças entre as duas expressões.

Diferenças entre gestão de stock e armazenagem

No mundo dos negócios, deparamo-nos com uma infinidade de nomenclaturas e expressões diferentes. É importante, com o tempo, familiarizarmo-nos com esta linguagem pois isso pode influenciar diretamente a qualidade da gestão.

A gestão de stock é o processo de decisão dos níveis de stock de uma empresa, enquanto a armazenagem é o elemento físico onde os produtos são armazenados.

Embora estes dois termos estejam relacionados, são distintos. A gestão de stock envolve tomar decisões sobre quais produtos devem ser mantidos em stock, em que quantidades e quando devem ser reabastecidos, enquanto a armazenagem é o espaço físico onde os produtos são armazenados.

É importante distinguir entre gestão de stock e armazenagem para garantir uma logística eficiente e uma condução assertiva do negócio. A gestão de stock eficiente é importante para a saúde financeira de uma empresa, pois pode ajudar a minimizar os custos de armazenamento e manutenção, além de evitar falhas de produtos disponíveis para venda.

A armazenagem, por sua vez, precisa ter uma boa estrutura física e organização para garantir que os produtos sejam armazenados de forma segura e eficiente e possam ser facilmente encontrados quando necessário.

»» Leia o artigo: “Como organizar um armazém!“.

Par clarificarmos ainda mais estes conceitos vamos avançar com as suas definições:

Definição de stock

O stock nada mais é que as matérias primas e produtos semiacabados ou prontos para distribuição e consumo.

Definição de armazenagem

Por sua vez, a armazenagem está relacionada com o acondicionamento de todos os stocks de uma empresa. Isso significa que, para a armazenagem existir, é preciso contar com uma boa estrutura física para as mercadorias ou produtos.

Em conclusão, como ambos os termos estão relacionados, é muito comum que suas nomenclaturas sejam confundidas. Afinal, a armazenagem depende do stock para existir, e o stock precisa da armazenagem para manter os produtos disponíveis sem perda de qualidade.

»» O que ler a seguir: “Diferença entre Processo e Projeto na Gestão de Empresas

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Modelo Hook (Nir Eyal)
    O Modelo “Hook” é uma base estrutural para a criação de novos produtos que conseguem moldar os hábitos do consumidor. Foi desenvolvida por Nir Eyal no seu livro “Hooked”: Como Desenvolver Produtos e Serviços Que Criam Hábitos”.