Gestão de Recursos Humanos

O que é “Gestão de Recursos Humanos”?

A gestão de Recursos Humanos é a função da empresa focada no capital humano da organização, os seja, responsável pelas pessoas que trabalham na empresa.

Os Recursos Humanos são responsáveis por um amplo leque de atividades, incluindo o recrutamento, formação, gestão de desempenho, relações entre colaboradores, processamento de salários e prémios de desempenho, entre outras.

É também este departamento que se certifica que toda a legislação laboral e demais regulamentos são bem aplicados.

Qual é a importância dos Recursos Humanos?

Por trás da produção de cada produto ou serviço existiu a mente, o esforço e as horas de trabalho de um ser humano. Nenhum produto ou serviço pode ser produzido sem a ajuda de um ser humano. As pessoas são essenciais à construção de qualquer coisa.

Todas as organizações desejam ter nos seus quadros pessoas competentes que façam o negócio evoluir.

Nos 5M da gestão (Men, Money, Machines, Materials and Methods) o primeiro “M” (Men) diz respeitos aos recursos humanos. É também o recurso mais difícil de gerir.

Porque é que se chama Gestão de Recursos Humanos?

Humanos” refere-se às pessoas, que são seres humanos.

Recursos” refere-se a algo com uma disponibilidade limitada ou escassa.

Gestão” refere-se a como otimizar e fazer o melhor uso desse recurso limitado de forma a cumprir os objetivos da organização.

Dessa forma, gestão de recursos humanos significa assegurar que a organização tem as pessoas certas nas funções certas, com as aptidões e conhecimento corretos para atingir os seus objetivos.

Funções dos Recursos Humanos

O departamento de Recursos Humanos tem, pelo menos, as seguintes funções:

  • Recrutamento: Após detetada a necessidade de um trabalhador para uma determinada posição, cabe aos recursos humanos publicar anúncios de emprego, analisar currículos, fazer entrevistas, etc.
  • Acolhimento: Os novos funcionários devem ser acolhidos de forma apropriada sendo familiarizados com as políticas da organização, procedimentos e cultura da empresa.
  • Formação: São os recursos humanos que desenvolvem ações de formação dando oportunidade aos colaboradores de apender e crescer dentro da organização.
  • Gestão de Desempenho: Inclui definição de objetivos, fornecer feedback, e avaliação de desempenho.
  • Relações Laborais: Quando existe algum problema entre trabalhadores ou entre trabalhador e chefia este é o departamento que pode orientar os intervenientes com vista a resolver conflitos.
  • Legislação Laboral: Assegura que toda a legislação laboral é cumprida.
  • Processamento de Salários e Prémios: Certificar-se que os salários são bem processados e os eventuais prémios de produtividade são bem atribuídos é a função mais básica, porém importante, desta área da empresa.

As microempresas têm todas estas funções reunidas no seu único gestor, normalmente o microempresário. É por isso importante ter consciência de todas estas tarefas e delegar algumas delas à medida que a empresa vai crescendo.

»» O que ler a seguir: “A Gestão da Cadeia de Abastecimento

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Modelo Hook (Nir Eyal)
    O Modelo “Hook” é uma base estrutural para a criação de novos produtos que conseguem moldar os hábitos do consumidor. Foi desenvolvida por Nir Eyal no seu livro “Hooked”: Como Desenvolver Produtos e Serviços Que Criam Hábitos”.