Qual o papel do diretor financeiro nas pequenas empresas?

Papel do Diretor Financeiro nas Pequenas Empresas

Se quiser que o seu pequeno negócio prospere, um diretor financeiro competente será um recurso inestimável. Ao contrário da crença popular, um CFO não é um contabilista ou técnico de contas. Essencialmente, o papel do diretor financeiro é utilizar os seus profundos conhecimentos financeiros para analisar dados e desenvolver estratégias sólidas que o vão ajudar a atingir (ou mesmo exceder) os seus objetivos.

Nas microempresas será difícil contratar alguém para desempenhar esta função. Não desanime! Arregace as mangas e aprenda. Seja o seu próprio diretor financeiro.

Diferença entre contabilista e diretor financeiro

Ao contrário dos contabilistas e técnicos de contas que se concentram no registo de transações e na preparação de documentos financeiros, os diretores financeiros analisam os mapas financeiros. Analisam o panorama geral para facilitar a compreensão de como o seu negócio está financeiramente e de forma a que este possa melhorar continuamente.

Em que áreas vai o Diretor Financeiro atuar?

O papel do diretor financeiro é vasto, abrangendo diversas áreas. A sua intervenção pode passar pelas áreas seguintes:

Planeamento Financeiro

O planeamento financeiro é uma das principais funções do CFO. Perceber se, com a previsão de vendas e recebimentos, fazemos face às despesas e pagamentos. Necessitamos de algum financiamento de curto prazo para apoiar a tesouraria? Temos ativos que podemos e queremos vender? É possível antecipar os eventuais problemas com um bom planeamento financeiro.

Controle de Fluxo de Caixa

Criar e manter bons sistemas de controlo de fluxo de caixa para percebermos, em tempo real, se há problemas de tesouraria. Dessa forma, se esses problemas forem encontrados, com um bom controle de fluxos de caixa, poderemos resolvê-los rapidamente.

Gestão de Risco

Identificar e avaliar os riscos financeiros que a empresa enfrenta de forma a tomar medidas e mitigá-los. Isto engloba a avaliação do risco dos clientes quanto à sua solvabilidade, mas também dependência. Ficar demasiado dependente de apenas alguns clientes é um risco acrescido que devemos evitar.

Investimento

A empresa gera excedentes de tesouraria que necessitam ser rentabilizados? Este é o cenário de sonho da maior parte dos microempresários. Normalmente nunca há excedente! Mas é para aí que devemos caminhar: empresas capitalizadas, com excedentes de tesouraria bem rentabilizados, de forma a financiar futuros investimentos.

É o diretor financeiro que tem a responsabilidade de investir estes fundos em ativos que possam gerar um cash-flow adicional para a empresa. Poderá investir em ativos mais líquidos, como fundos de tesouraria ou depósitos, se está a prever necessitar do capital brevemente. Da mesma forma, poderá investir em produtos menos líquidos como ações, obrigações ou até imóveis, desde que o planeamento financeiro não exija esses recursos a curto prazo.

Negociar Financiamento

Faz parte do papel do diretor financeiro conseguir obter financiamento para projetos específicos ou apenas para suprir necessidades de tesouraria. A preparação de toda a documentação financeira que, normalmente, os bancos exigem, precisa de ser bem preparada e justificada. Optar pelo tipo de financiamento correto é também importante. Além disso, escolher o parceiro financeiro e negociar as melhores condições são outras das tarefas do CFO.

Adequação Legal

Faz também parte do papel de diretor financeiro garantir que todos os procedimentos financeiros e fiscais estão de acordo com a legislação e regulamentos vigentes. Deve fazê-lo em coordenação com o Técnico Oficial de Contas que estará sempre atualizado sobre a montanha russa de legislação fiscal sempre a mudar, pelo menos em Portugal.

Em conclusão, estes são as principais funções do diretor financeiro. Se é microempresário, não se deixe intimidar. Aprenda o básico da gestão financeira, crie a sua folha de cálculo e comece a planear, a orçamentar, a não se deixar apanhar desprevenido.

»» Por fim, recomendamos que lei a seguir: “Quero gerir melhor a minha empresa!

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.