Como gerir melhor a Minha Empresa?

Quero gerir melhor a minha empresa

Este artigo vai indicar-lhe algumas ideias gerais para gerir melhor a sua empresa. É um ponto de partida para começar a desenvolver a sua veia de empreendedor.

Quero começar por lhe dizer que o passo mais difícil já foi dado. Começar! A primeira pedra é sempre a mais difícil. Agora que começou não pode parar. A sua empresa é um organismo em evolução. Queremos que cresça de forma saudável e sustentável. Para isso, o seu líder tem que aprender continuamente.

Normalmente, nas microempresas, o seu proprietário e gestor principal percebe bastante sobre o serviço que presta ou sobre o produto que fabrica. No entanto, a gestão das diversas áreas fica para segundo plano. Quase sempre, as microempresas “morrem” por causa disso.

Convido-o a ler com calma os diversos artigos de gestão que preparamos especialmente para si.

O que posso fazer para melhorar a gestão da minha microempresa?

De seguida indicamos algumas ideias por onde começar a melhorar a gestão da sua microempresa.

Poderá começar por:

Definir objetivos claros

Estabeleça objetivos claros para a sua empresa e crie planos de ação para alcançá-los. Isso ajudará a manter o foco e a orientar as decisões que tomar. Não tenha medo em divulgar esses objetivos pelos seus colaboradores.

Melhor ainda! Peça aos seus colaboradores para o ajudarem a estabelecer metas para a sua empresa. Se todos sentirem que estão envolvidos irão trabalhar mais motivados na direção certa.

Gerir o seu tempo de forma mais eficiente

Gerir o tempo de forma eficiente é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Crie uma agenda e estabeleça prioridades para as suas tarefas, para que possa dedicar o tempo necessário às coisas mais importantes.

Trabalhar muito nem sempre é trabalhar bem. É muito frequente dedicarmos demasiado tempo a tarefas que não contribuem de forma significativa para alcançar os objetivos definidos. Dê prioridade ao que realmente interessa.

Gerir as finanças de forma cuidadosa

É importante manter um controle rigoroso das finanças da sua empresa, incluindo receitas, despesas e lucros. Isso ajudará a garantir que a sua empresa esteja financiada de forma saudável e a tomar decisões financeiras sólidas. Quantas vezes as microempresas se apercebem que estão a ter prejuízo com determinado produto, mas já é tarde demais.

Perceber os que são custos fixos e variáveis é fundamental. Fazer orçamentos que contemplem todas as despesas e comparar o nosso preço com os preços de mercado é importante para podermos extrair mais valor de cada encomenda.

A gestão de tesouraria, por exemplo, é talvez a área mais sensível para as PME’s. Não adequar a tesouraria às necessidades do negócio é, provavelmente, a principal causa de morte de empresas por todo o mundo.

Fazer um plano de Marketing

Um plano de marketing ajudará a promover os seus produtos ou serviços e a atrair novos clientes. Inclua estratégias de publicidade, relações públicas e redes sociais no seu plano de marketing.

Não basta ter um bom produto. O mercado tem que saber que tem um bom produto!

Treinar e motivar a sua equipa

Ter uma equipe altamente treinada e motivada é crucial para o sucesso da sua empresa. Ofereça formação contínua e crie um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para aumentar a satisfação e produtividade da equipa.

Acompanhar a evolução tecnológica do seu setor

As microempresas não têm, normalmente, recursos para investir em investigação e desenvolvimento. Isso não significa que não tenham que acompanhar a evolução tecnológica do setor onde atuam. Aliás, se não o fizerem acabam por parar no tempo e sucumbir.

É sua obrigação estar atento às mudanças tecnológicas que vão ocorrendo e decidir, de acordo com o seu mercado, os seus recursos e os seus objetivos, qual o momento para implementar essas inovações no seu negócio.

O Portal Ciberforma

Neste artigo introdutório deixamos-lhe apenas algumas ideias gerais para começar a gerir melhor a sua empresa. O Portal Ciberforma pretende disponibilizar gratuitamente centenas de artigos de gestão cujo objetivo é apenas um: fazer evoluir as microempresas melhorando a sua qualidade de gestão.

Os artigos são escritos em linguagem muito simples evitando jargão técnico sempre que possível. Apostamos mais em conteúdo prático geral, ou seja, facilmente aplicável à generalidade das empresas.

Esperemos que continue a querer aprender connosco. Bons negócios!

»» O que ler a seguir? recomendamos o artigo “Caraterísticas necessárias para ser um microempresário!

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.