Existe um certo jogo de palavras, do género de um “quem é quem” empresarial, que acontece frequentemente quando nos deparamos com os termos “shareholder” e “stakeholder”. Perguntamo-nos se são sinónimos, se são primos, ou talvez irmãos de diferentes pais. Com frequência, as duas palavras são usadas de forma intercambiável, mas na realidade, têm significados distintos. Então, vamos esclarecer a confusão e lançar alguma luz sobre esta charada.
O que é um Shareholder?
Vamos começar com o “Shareholder”, o detentor de ações, se quisermos uma tradução mais literal. Num cenário simples, imagine uma gigantesca tarte de maçã chamada Empresa X. Agora, imagine que essa tarte foi dividida em inúmeros pedaços, cada um representando uma fatia do poder e do valor da empresa. Esses pedaços são as ações. Portanto, quem possui uma fatia dessa tarte é um “shareholder”. O Shareholder, ou acionista, tem um interesse financeiro direto na empresa, ou seja, se a empresa prospera, ele ganha, se a empresa fracassa, ele perde. Um “shareholder” está para a Empresa X, assim como o gato está para o novelo de lã: o seu interesse é direto, palpável e, digamos, financeiramente afetuoso.
O que é um Stakeholder?
Agora, o que é um “stakeholder”? Ora, se “shareholder” é o detentor de ações, “stakeholder” seria o detentor… de uma estaca? Não, definitivamente não. Neste caso, a palavra “stake” refere-se a um interesse ou um investimento em algo, não necessariamente financeiro. Portanto, um “stakeholder” é qualquer pessoa ou entidade que tenha algum tipo de interesse na empresa. Isto pode ser desde o funcionário que trabalha na empresa até ao cliente que compra os seus produtos, o fornecedor que fornece matéria-prima, ou mesmo a comunidade que pode ser afetada pela empresa. Temos um artigo inteiro dedicado aos Stakholders!
Então, qual é a diferença entre Shareholder e Stakeholder?
Por isso, enquanto o “shareholder” é como o gato apaixonado pelo novelo de lã, o “stakeholder” pode ser qualquer pessoa no mesmo quarteirão que é de alguma forma afetada pela existência do gato, do novelo ou da sua interação.
Então, “shareholders” são “stakeholders”, porque estes têm um interesse na empresa. Mas nem todos os “stakeholders” são “shareholders”. É como dizer que todos os quadrados são retângulos, mas nem todos os retângulos são quadrados.
A diferença entre “shareholders” e “stakeholders” é mais do que uma questão de terminologia. Reflete diferentes visões de negócio, diferentes conceções sobre quem deve ser a prioridade das empresas. Enquanto algumas empresas focam primariamente em maximizar o valor para os “shareholders”, outras adotam uma perspetiva mais ampla, procurando equilibrar os interesses de todos os “stakeholders”.
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Então, já descobriu quem é quem neste intrincado jogo de palavras no universo das empresas? Espero que sim! E lembre-se, a próxima vez que ouvir falar em “shareholders” e “stakeholders”, já sabe quem são e a que se referem. Não se esqueça: todos os “shareholders” têm uma estaca, mas nem todos com uma estaca são detentores de ações! E assim termina a nossa viagem no labirinto linguístico do mundo empresarial. Acredite, há muito mais para explorar. Fica para a próxima!