Certamente já ouviu a expressão “American Dream” ou “Sonho Americano”. Nos filmes ou nos livros, esta expressão é utilizada com muita frequência. Mas qual a sua origem e o seu significado?
O que é o “Sonho Americano”?
O sonho americano é a crença popular de que qualquer pessoa, não importa onde nasça ou qual a sua classe social, pode atingir a sua versão de sucesso, numa sociedade onde a mobilidade social está ao alcance de todos.
O Sonho Americano é alcançado através de trabalho árduo e sacrifício, e não por obra do acaso.
O termo foi cunhado pelo escritor e historiador James Truslow Adams no seu best-seller Epic of America de 1931.
Nesta obra o “American Dream” é descrito como “aquele sonho de uma terra em que a vida deveria ser melhor e mais rica e mais plena para todos, com oportunidades para todos de acordo com a sua capacidade ou realização”.
Adams continuou a explicar: “É um sonho difícil para as classes altas europeias compreenderem adequadamente, e demasiados de nós próprios nos temos cansado e desconfiado dele. Não é meramente um sonho de bons automóveis e salários elevados, mas um sonho de ordem social em que cada homem e cada mulher possam atingir o estatuto mais elevado que a sua competência permitir, e ser reconhecidos por outros pelo que são, independentemente das circunstâncias fortuitas do nascimento”.
Vantagens e Desvantagens do Sonho Americano
Vantagens
A realização do sonho americano requer liberdade política e económica, bem como regras de direito e direitos de propriedade privada. Sem elas, os indivíduos não podem fazer as escolhas que lhes permitam alcançar o sucesso, nem podem ter confiança de que as suas realizações não lhes serão retiradas através da força arbitrária.
O sonho americano promete liberdade e igualdade. Oferece a liberdade ao indivíduo de tomar tanto grandes como pequenas decisões que afetam a sua própria vida, a liberdade de aspirar a coisas maiores e melhores e a possibilidade de as alcançar, a liberdade de acumular riqueza, a oportunidade de levar uma vida digna, e a liberdade de viver de acordo com os próprios valores – mesmo que esses valores não sejam amplamente defendidos ou aceites.
Desvantagens
A terminologia da expressão inclui a palavra “sonho”. Este termo carrega a ideia de que isto não é necessariamente o que tem acontecido na vida de muitos americanos reais e daqueles que esperam tornar-se americanos. A crítica de que a realidade fica aquém do sonho americano é pelo menos tão antiga como a própria expressão. A propagação dos colonos às terras indígenas americanas, a escravatura, a limitação do voto (originalmente) aos proprietários de terras, e uma longa lista de outras injustiças e desafios têm minado a realização do sonho para muitos que viveram e vivem nos Estados Unidos.
Como a desigualdade de rendimentos aumentou substancialmente desde os anos 70, o sonho americano começou a parecer menos realizável para aqueles que ainda não são ricos ou que não nasceram na riqueza. De acordo com os dados do Censo americano sobre rendimentos familiares, os rendimentos familiares reais começaram a crescer muito mais entre o grupo de topo dos rendimentos do que entre outros segmentos da sociedade americana.
Ler também: Vantagens e desvantagens da meritocracia!
O sonho americano ainda é realizável?
É amplamente debatido se o “Sonho Americano” ainda é realizável, e o que essa realização implica. De facto, hoje em dia, muitas pessoas interrogam-se se conseguem acompanhar o aumento dos custos de habitação e do pagamento de juros sobre os empréstimos necessários para comprar coisas como casas e carros. Além disso, a necessidade americana de poupar para a sua própria reforma e os enormes custos de saúde e educação superior, podem deixar as famílias sobrecarregadas com dívidas elevadas, das quais é difícil se libertar.
O resultado final
O conceito do sonho americano ainda é um dos mais singulares ideais “americanos” – a ideia final de que qualquer indivíduo pode perseguir os seus sonhos e construir a vida que deseja se trabalhar arduamente. Este impulso motivador influencia a economia com empreendedorismo e ambição individual, infundindo uma noção romântica a qualquer pessoa que tente ser bem-sucedida nos Estados Unidos. Embora a definição do Sonho Americano tenha mudado para significar coisas diferentes para gerações diferentes, é sem dúvida parte da cultura americana, e será sempre.