Os 10 melhores diretórios de empresas portuguesas

10 Melhores Diretórios de Empresas Portuguesas

Analisámos os diretórios de empresas portuguesas e escolhemos os melhores tendo em conta o tráfego, autoridade do domínio, idade do site, páginas indexadas, entre outros parâmetros relevantes. Estes são os 10 melhores diretórios de empresas Portuguesas.

Esta análise foi efetuada em 23 de Maio de 2018 e, naturalmente, a posição de cada diretório poderá se alterar ligeiramente. Mas, globalmente, o TOP 10 não se altera da noite para o dia e estes diretórios poderão ser usados como referência para quem pretende dar mais visibilidade à empresa. As citações locais, que tanto contribuem para o ranking das pesquisas locais do Google, começam aqui.

Ter um perfil coerente e consistente nos 10 melhores diretórios é o primeiro passo para o denominado SEO local.

Ranking dos 10 melhores diretórios de empresas

Os 10 maiores e melhores diretórios no final de Maio de 2018 são os seguintes:

1. Páginas Amarelas

Páginas Amarelas

Visitantes únicos mensais: 1.410.000 (E) – Quota de mercado: 23.8%
Páginas indexadas (google): 541.000
Idade do site: 14,1 anos
Links externos: 633.866
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 66
Partilhas nas redes sociais: 29.927

2. Gescontact

gescontact

Visitantes únicos mensais: 624.700 (R) – Quota de mercado: 10.5%
Páginas indexadas (google): 1.150.000
Idade do site: 11,4 anos
Links externos: 387.107
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 32
Partilhas nas redes sociais: 445

3. Portal Nacional

Portal Nacional

Visitantes únicos mensais: 412.540 (E) – Quota de mercado: 7%
Páginas indexadas (google): 298.000
Idade do site: 9,8 anos
Links externos: 56.133
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 39
Partilhas nas redes sociais: 60

4. Portugalio

Portugalio

Visitantes únicos mensais: 405.890 (E) – Quota de mercado: 6.8%
Páginas indexadas (google): 1.030.000
Idade do site: 10,2 anos
Links externos: 361
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 25
Partilhas nas redes sociais: 49

5. Portal Código Postal

Portal Código Postal

Visitantes únicos mensais: 374.070 (R) – Quota de mercado: 6.3%
Páginas indexadas (google): 869.000
Idade do site: 11 anos
Links externos: 195.661
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 43
Partilhas nas redes sociais: 15

6. Guia da Cidade

Guia da Cidade

Visitantes únicos mensais: 215.130 (E) – Quota de mercado: 3.6%
Páginas indexadas (google): 169.000
Idade do site: 14,5 anos
Links externos: 331.686
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 51
Partilhas nas redes sociais: 228

7. Diretório IOL

Diretório IOL

Visitantes únicos mensais: 196.020 (E) – Quota de mercado: 3.3%
Páginas indexadas (google): 373.000
Idade do site: 12,3 anos
Links externos: 515.998
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 79
Partilhas nas redes sociais: 153

8. Tuugo

Tuugo

Visitantes únicos mensais: 167.430 (E) – Quota de mercado: 2.8%
Páginas indexadas (google): 612.000
Idade do site: 6 anos
Links externos: 9.725
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 35
Partilhas nas redes sociais: 158

9. Yelp

yelp

Visitantes únicos mensais: 105.210 (E) – Quota de mercado: 1.8%
Páginas indexadas (google): 634.000
Idade do site: – anos
Links externos: 20.438
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 46
Partilhas nas redes sociais: 

10. O Portal das Empresas

O Portal das Empresas

Visitantes únicos mensais: 99.170 (E) – Quota de mercado: 1.7%
Páginas indexadas (google): 28.400
Idade do site: 8,8 anos
Links externos: 20.438
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 37
Partilhas nas redes sociais: 30

Outros Diretórios

Diretórios importantes, mas onde não é possível editar a informação disponibilizada

Existem outros diretórios de empresas que replicam a mesma base de dados (a base de dados da INFROMA D&B) e, por esse motivo, não permitem que o proprietário altere a informação. Normalmente a informação está limitada a empresas em nome coletivo e aos dados que constam nas Conservatórias do Registo Comercial. Estes dados são: Nome oficial da empresa, morada da sede, número de identificação fiscal, capital social, código de atividade económica e, por vezes, uma descrição sobre a atividade da empresa.

De seguida apresentámos uma lista destes diretórios ordenada pelo volume estimado de tráfego mensal (maior tráfego para menor tráfego).

Empresite (Jornal de Negócios)

Visitantes únicos mensais: 724.640 (E) – Quota de mercado: 12.2%
Páginas indexadas (google): 953.000
Idade do site: 1 ano
Links externos: 5.153
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 67
Partilhas nas redes sociais: 

Racius

Visitantes únicos mensais: 510.520 (E) – Quota de mercado: 8.6%
Páginas indexadas (google): 885.000
Idade do site: 6,4 ano
Links externos: 55.460
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 37
Partilhas nas redes sociais: 319

Einforma

Visitantes únicos mensais: 209.820 (E) – Quota de mercado: 3.5%
Páginas indexadas (google): 565.000
Idade do site: 8,1 ano
Links externos: 209.171
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 40
Partilhas nas redes sociais: 1.318

Infoempresas

Visitantes únicos mensais: 119.220 (E) – Quota de mercado: 2%
Páginas indexadas (google): 364.000
Idade do site: 9,1 ano
Links externos: 11.019
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 36
Partilhas nas redes sociais: 

Guia das Empresas

Visitantes únicos mensais: 61.500 (E) – Quota de mercado: 1%
Páginas indexadas (google): 139.000
Idade do site: 7 ano
Links externos: 131
DA (Autoridade do Domínio – MOZ): 52
Partilhas nas redes sociais: 1

Restantes diretórios analisados

Para estabelecer este ranking foram analisados 26 diretórios. Além dos 15 já referidos, também analisamos os seguintes:

  1. Europages : DA: 38 | 93.190 visitantes únicos (1.6%) Tráfego Real de Abril 2018
  2. DiretorioI : DA: 38 | 66.730 visitantes únicos (1.1%)
  3. Hotfrog : DA: 46 | (< 1%)
  4. Guianet : DA: 40 | (< 1%)
  5. Jaaqui : DA: 10 | (< 1%)
  6. Cylex : DA: 38 | (< 1%)
  7. Takitudo : DA: 37 | (< 1%)
  8. Negocio LocalDA: 23 | (< 0.1%)
  9. Iberinform : DA: 23 | (< 0.1%)
  10. Diretorio.info : DA: 14 | (< 0.1%)
  11. Amarelas.pt : DA: 7 | (< 0.1%)

Critérios utilizados para estabelecer o ranking de diretórios

O principal critério de ordenação foi o volume de tráfego, ou seja, o número de visitantes únicos que cada diretório consegue obter mensalmente. Para esse efeito cruzámos duas fontes de informação:

A ferramenta de análise de tráfego do Alexa não fornece o valor exato do tráfego, mas estabelece um ranking que podemos utilizar para comparar os diversos diretórios.

Já a ferramenta da Similar Web fornece um valor estimado ou real (se o proprietário permitir o acesso ao Google Analytics do site) do tráfego. O Gescontact, o Portal Código Postal e a Europages permitem a leitura de valores reais. Os valores para os outros diretórios são estimados por processos próprios do Similar Web mas encaixam na perfeição com o ranking Alexa.

Um dos critérios de exclusão utilizados é o DA (domain authority) ou Autoridade do Domínio. Um DA inferior a 25 é considerado de qualidade baixa e não deve entrar no ranking. Este parâmetro leva em conta o número de links de qualidade que apontam para este domínio.

Idade do Website

É um parâmetro interessante mas meramente indicativo. Um site antigo é um bom sinal se estiver acompanhado por outros bons sinais como a Autoridade do Domínio, quantidade de links externos e tráfego gerado.

Quantidade de links externos

É um parâmetro importante e valorizável se estiver associado a uma razoável Autoridade de Domínio. Só assim verificamos se os links têm origem em sites pouco recomendáveis ou, por outro lado, em sites com autoridade. Este indicador foi obtido a partir de análises efetuadas com a ferramenta SEO Review Tools.

Número de páginas indexadas no Google

Este indicador pode ser facilmente obtido na caixa de pesquisa do Google utilizando a seguinte forma: site:nome-do-dominio.pt

Quantas mais páginas tiverem sido indexadas pelo Google, mais informação terá o diretório para exibir. É um indicador da dimensão do diretório.

A importância dos diretórios

Muitos gestores de empresas e até gestores de marketing digital negligenciam a importância deste tipo de diretórios. A realidade é que estes diretórios contam, e contam muito, principalmente para o posicionamento nas pesquisas locais do Googçe. Dá imenso trabalho tentar manter a coerência do perfil de uma empresa em dezenas de sites dispersos. No entanto, pode valer a pena!

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