Otimização para os motores de busca nos negócios locais

Otimização para os Motores de Busca nos Negócios Locais

Cada vez mais os motores de busca incluem resultados locais no topo de pesquisas onde a proximidade do utilizador faz sentido. É possível otimizar a busca para que o seu negócio local apareça no topo.

Como otimizar a sua presença no Google My Business?

Nos últimos anos tem sido notório que as alterações ao algoritmo de pesquisa do Google têm dado espaço, nas pesquisas localizadas, a pequenos negócios de base local. Esta tendência é ainda mais acentuada nas pesquisas móveis.

Já todos sabemos que SEO (otimização para os Motores de Busca) é uma disciplina fundamental do Marketing Digital, particularmente do Inbound Marketing, sendo responsável pela performance do tráfego orgânico (tráfego proveniente dos motores de busca). Os utilizadores executam mais de 3.5 biliões de pesquisas diariamente, e isto é apenas no Google. Destas pesquisas, mais de 80% dos cliques são feitos nos resultados da primeira página.

Aparecer na primeira página do Google poderá ser um fator decisivo para o sucesso do seu negócio. Mas penso que já deve saber isso, certo?

As táticas de SEO que funcionavam bem no passado já não são tão eficazes e, cada vez mais, é necessário um esforço continuado para manter as posições na primeira página de resultados do Google. Temos que ir adaptando estratégias à medida que o algoritmo de pesquisa vai evoluindo.

Negócios Locais beneficiaram com últimas alterações ao algoritmo do Google

Nos últimos anos tem sido notório que as alterações ao algoritmo de pesquisa do Google têm dado espaço, nas pesquisas localizadas, a pequenos negócios de base local. Esta tendência é ainda mais acentuada nas pesquisas móveis.

Mas para que esta pequena vantagem chegue ao seu negócio existem diversos requisitos que a sua presença online deverá cumprir. O Google tem que perceber de forma inequívoca qual é o seu negócio, qual a área geográfica que serve e como é que os seus produtos e serviços são percebidos pelos potenciais clientes face à concorrência. Estes três fatores são fundamentais para obter resultados nas pesquisas dos motores de busca.

Como posso melhorar a minha posição nos motores de busca?

Antes de mais, é importante clarificarmos este conceito de “posição nos motores de busca”. Esta posição ou ranking é sempre relativa a uma expressão chave. A uma determinada expressão inserida na caixa de pesquisa de um motor de busca corresponde um conjunto de resultados ordenados. O seu lugar nesta lista de resultados (específica para determinada expressão) é aquilo que pretendemos otimizar.

Cada página de resultados contém 10 posições e, raramente o utilizador passa da 2ª página de resultados.

Existe uma piada no seio dos especialistas de SEO que diz que o melhor local para esconder um cadáver é na terceira página do Google. Nunca ninguém vai procurar lá.

Humor negro à parte, é importante aparecer na primeira página do Google (10 primeiros resultados) para ambicionar ter algum tráfego para determinada expressão de pesquisa relevante para o nosso negócio.

E como fazemos isso?

Começamos por perceber como é que o nosso cliente tipo (persona) procura nos motores de busca a nossa empresa, os nossos produtos ou os nossos serviços. Colocámo-nos no lugar de quem pesquisa. O que é que pretende e que expressões utiliza. Sem estas respostas corremos o risco de apontarmos para o alvo do vizinho.

Assim que tivermos uma noção clara das expressões relevantes, tanto para o nosso negócio como para quem pesquisa, podemos então otimizar os elementos do website.

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O título e a descrição continuam a ser fundamentais

O título é a expressão que aparece em destaque na lista de resultados, imediatamente em baixo aparece o endereço da página aparecendo a descrição logo de seguida.

O título deverá conter a nossa expressão chave e a descrição deverá ser encarada como um anúncio publicitário à nossa página. Um bom título deverá ter entre 50 a 60 carateres e a descrição entre 160 e 200.

Dicas adicionais:

  • Nunca desperdice espaço em nomes que não providenciam informação relevante para o utilizador.
  • Se está a tentar alcançar clientes locais não se esqueça de incluir o nome da sua cidade.
  • Foque o seu esforço numa expressão ou palavra-chave e tente colocá-la mais perto do início sem que todo o título ou descrição percam sentido.

Citações e presença em diretórios locais

Se é proprietário de um negócio local deverá levar muito a sério qualquer referência ao seu negócio online. Deverá procurar ter muitas referências mas, acima de tudo, deverá obter consistência na informação. A isso chamamos citação local.

O Google My Business é o mais importante diretório local e, muitos proprietários de negócios locais continuam a não reclamar a sua listagem. É perfeitamente compreensível que, quando falámos de empresas de pequena dimensão, muitas vezes com um ou dois funcionários, seja difícil dispensar tempo precioso com isto, que até nem parece importante. Mas é! Diria até que é cada vez mais importante e brevemente será fundamental para quase todo o tipo de negócios.

A consistência do NAP (expressão em inglês utilizada para referir NAME, ADDRESS, PHONE – Nome, Morada, Telefone) é muito importante. Certifique-se que o nome da empresa é apresentado da mesma forma na esmagadora maioria das referências. Evite que a morada apareça abreviada em alguns diretórios e completa noutros. O principal número de contacto também deverá ser consistente nas referências encontradas. Se o Google não perceber bem quais são os seus dados poderá apresentar a informação errada ou nem sequer apresentar a sua página.

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Otimizar o Google My Business

O Google My Business, se for bem gerido, fará com que a sua empresa apareça com grande destaque na lista de resultados para a expressão equivalente ao seu nome.

Poderá também aparecer numa espécie de top-3 para a expressão que identifica um tipo de negócio e uma localidade.

(a ser continuado…)

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