Sabe como pedir um aumento de salário?

Sabe como pedir aumento de salário?

Entenda por que negociar o ordenado regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem a longo prazo.

A insegurança impede-nos de pedir aumento de salário

Um estudo da revista de negócios Business Insider, realizado em maio com 548 jovens profissionais, apontou que 82% deles não negociam o primeiro salário. As duas principais razões apontadas para isso são a insegurança e o desconhecimento da possibilidade de discutir o valor da remuneração. Mas essa atitude pode sair cara a longo prazo.

Outro estudo, desta vez do site americano Salary.com, concluiu que um profissional que não negocia o seu salário pode deixar de ganhar 1 milhão de dólares ao longo de 45 anos de carreira.

De acordo com o estudo, um aumento de apenas 11% no salário inicial e negociações de 4% a cada três anos seriam suficientes para garantir ao profissional esse acréscimo na remuneração. Essa pequena vantagem salarial, aparentemente irrelevante, pode representar, a longo prazo, uma enorme diferença na remuneração e até no crescimento de carreira.

A razão é um fenómeno observado pela primeira vez em 1968 pelo sociólogo americano Robert K. Merton — baptizado de Efeito Mateus, numa clara referência à passagem do Evangelho de São Mateus que diz:

«A todo aquele que tem, será dado mais, e terá em abundância. Mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado».

Evangelho segundo São Mateus

É o que pode acontecer, por exemplo, quando dois restaurantes, A e B, muito próximos em preço e qualidade, são abertos. Por fatores puramente aleatórios, A recebe no primeiro mês um pouco mais de clientes do que B, e obtém uma receita maior. Aos olhos dos investidores, o restaurante A torna-se mais atraente e acaba por crescer mais do que B, que tinha as mesmas características no início.

Os especialistas na área de recursos humanos são unânimes nesta opinião: a negociação salarial faz toda a diferença no seu crescimento profissional. Uma postura tímida na negociação acaba por deixá-lo para trás, não só na remuneração como na própria carreira.

»» Leia também “Caraterísticas dos Líderes Inspiradores!“.

Uma questão cultural

A dificuldade de negociar o salário afeta principalmente as mulheres. Um estudo mostra que enquanto 36,1% dos homens rejeitam a primeira proposta salarial, apenas 24,1% das mulheres têm a mesma atitude. Por uma questão cultural, elas costumam ser menos agressivas na hora de negociar. Esse é um dos diversos fatores que justificam a diferença salarial entre os dois géneros no mercado de trabalho.

O mesmo estudo diz que a mulher acredita que será reconhecida pelos resultados e espera que o reajuste no salário venha naturalmente. Apesar da insegurança inicial, negociar o salário pode ser simples, dizem os especialistas. O hábito de negociar bem é algo que se pode, e deve, aprender. Todos podem desenvolver essa capacidade.

É preciso conseguir analisar o cenário completo e ter uma ideia clara sobre quanto é que vale a sua função e o qual o valor que o seu trabalho acrescenta à a empresa.

»» Também poderá gostar do artigo “7 regras de Silicon Valley que as nossas startups devem ter em conta“.

Como pedir aumento de salário

Antes de pedir um aumento de salário ao seu chefe, prepare-se bem. Eis aqui as nossas dicas:

  • Familiarize-se com as práticas salariais da empresa. Se a empresa só faz aumentos em janeiro, por exemplo, poderá se contraproducente fazer um pedido fora dessa janela temporal.
  • Faça um pequeno estudo sobre o valor de mercado da sua função. Se já está a ser pago acima do valor de mercado a sua tarefa torna-se mais difícil, mas não impossível.
  • Prepare bem a sua reunião com o chefe onde irá abordar este tema sensível.
  • Faça uma lista dos objetivos que conseguiu atingir para a sua empresa e recorde de que forma é que esses objetivos ajudaram a empresa: melhorias de produtividade, clientes angariados, projetos concluídos, etc.
  • Faça uma lista das responsabilidades adicionais que foram acrescentadas à sua função, embora não fizessem inicialmente parte dela.
  • Estabeleça mentalmente como meta um valor de salário que pareça compensá-lo pelo seu trabalho e pelas responsabilidades adicionais que acabou de documentar.
  • Aprenda o que puder sobre negociações de ordenado em livros ou em conversas com amigos que já o fizeram com sucesso.
  • Marque uma reunião com o chefe para discutir este assunto. Não faça ultimatos, nem tente encostar o seu supervisor à parede, isso raramente funciona. Não o aborde de surpresa. Se o seu chefe não estiver preparado nada irá acontecer nessa reunião. O seu chefe terá que fazer o seu próprio estudo para poder negociar consigo.

»» Para ler a seguir: “Tenho um funcionário resmungão!“.

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Modelo Hook (Nir Eyal)
    O Modelo “Hook” é uma base estrutural para a criação de novos produtos que conseguem moldar os hábitos do consumidor. Foi desenvolvida por Nir Eyal no seu livro “Hooked”: Como Desenvolver Produtos e Serviços Que Criam Hábitos”.