SNC 11 Caixa - A Conta 11 segundo o Sistema de Normalização Contabilístico

Conta 11 Caixa

Neste artigo descrevemos a Conta 11 Caixa de acordo com as regras do SNC, Sistema de Normalização Contabilística e a respetiva correspondência do antigo POC (Plano Oficial de Contabilidade).

SNCPOC
Classe 1 – Meios financeiros líquidosClasse 1 – Disponibilidades
Conta 11 – CaixaConta 11 – Caixa

O que se regista na conta 11 – Caixa?

A conta SNC 11 destina-se a registar os valores em dinheiro físico (moeda metálica e notas) em euros ou moeda estrangeira. Podem ser criadas várias subcontas em função das necessidades da entidade, nomeadamente para as moedas estrangeiras eventualmente existentes. A moeda estrangeira deverá ser mensurada na data da transação à taxa de câmbio dessa data e, em cada data do balanço, deve ser ajustada à taxa de câmbio do fecho.

Poderá ainda incluir vales de caixa de montante reduzido e de rápida circulação.

» Também poderá querer ler: Para que serve o rácio de solvabilidade?

O que não deve ser incluído

Não devem ser aqui incluídos os cheques pré-datados.

Movimentação

Como qualquer outra conta da Classe 1, é movimentada a débito pelas entradas de valores e movimentada a crédito pelas saídas de valores. Por exemplo, os pagamentos em dinheiro feitos pelos clientes de uma loja são registados a débito na conta Caixa; quando os valores em caixa são depositados numa conta bancária, esses montantes são registados a crédito na conta Caixa e a débito na Conta 12 de Depósitos à Ordem (ou numa subconta da 12 criada para movimentar uma conta bancária específica.

Exemplo de movimentação da conta 11 Caixa

O exemplo mais comum é certamente a venda de qualquer artigo numa loja. O cliente compra um artigo e é emitida uma venda-a-dinheiro. Este simples ato origina diversos movimentos de contabilidade, nomeadamente nas contas 11 Caixa, 71 Vendas, além das contas de IVA. A Conta 11 é debitada pelo valor total pago pelo cliente, ou seja, debita-se pelo aumento, como é típico nas contas do ativo. A contrapartida deste movimento, ou seja, movimentadas a crédito, são as contas 71 Vendas de Mercadorias e a conta de IVA liquidado (a favor do estado) que é a 2433.

Informação adicional sobre a conta SNC 11

  • Código de conta e designação segundo o antigo POC: Conta POC 11 Caixa (Disponibilidades)
  • Faz parte do Grupo 1, Meios financeiros líquidos
  • Código de taxonomia: 1 (tanto para o SNC Geral como para Microentidades)

Referências

  • Compreendendo as Imparidades
    Este artigo explica o que são as imparidades e como afetam as contas das empresas, diferença entre imparidade e provisão e cobrança duvidosa.