Manutenção Produtiva Total (TPM) ou Total Productive Maintenance)

Manutenção Produtiva Total (TPM)

Uma das formas de aumentar a produtividade da sua empresa é implementando sistemas como a Manutenção Produtiva Total (TPM).

Neste artigo:

O que é a Manutenção Produtiva Total?

A Manutenção Produtiva Total (TPM – Total Productive Maintenance) é uma abordagem integrada de manutenção que busca aumentar a eficiência e a disponibilidade dos equipamentos e instalações industriais. O objetivo é tornar os equipamentos mais confiáveis e duráveis, aumentando sua vida útil e reduzindo a necessidade de manutenção.

A TPM envolve a participação ativa de todos os colaboradores, desde os operadores até os gestores, em atividades de manutenção preventiva e melhoria contínua dos equipamentos. O enfoque é na prevenção de falhas, ao contrário da correção de problemas depois de eles ocorrerem.

A Manutenção Produtiva Total inclui diversas atividades, tais como: inspeções regulares de equipamentos, limpeza e organização dos locais de trabalho, formação dos operadores em técnicas de manutenção e melhoria, e implementação de programas de manutenção preventiva.

Além disso, são aplicadas ferramentas de análise, como o diagrama de Ishikawa (ou “espinha de peixe”) e o 5 porquês, para identificar as causas raízes de problemas e oportunidades de melhoria.

Em síntese, a TPM é uma abordagem eficaz para aumentar a disponibilidade de equipamentos, reduzir custos de manutenção e aumentar a eficiência da produção. Além disso, promove a colaboração e a participação ativa de todos os colaboradores na gestão da manutenção e melhoria dos equipamentos.

Quem criou o conceito de TPM?

A TPM (Total Productive Maintenance) foi criado pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM) na década de 1970. Foi desenvolvido como uma abordagem integrada de manutenção que procurava aumentar a eficiência e a disponibilidade dos equipamentos industriais na Indústria japonesa. A TPM tornou-se muito popular no Japão e rapidamente se espalhou para outros países, incluindo a Europa e os Estados Unidos.

O conceito de Manutenção produtiva Total é considerado como uma das principais contribuições da indústria japonesa para a gestão da produção e é amplamente adotado em empresas de todas as dimensões e setores. Até hoje, o TPM continua a ser uma abordagem eficaz para melhorar a eficiência e a disponibilidade dos equipamentos e instalações industriais.

Os melhores 10 livros sobre Manutenção Produtiva Total

Para continuar a aprofundar o seu conhecimento sobre este conceito, aqui estão dez dos melhores livros sobre TPM (Total Productive Maintenance):

  1. “TPM – Total Productive Maintenance: A Japanese Approach to Maintenance for Competitive Industry” por Seiichi Nakajima
  2. “TPM Implementation Guidebook: A Step-by-Step Guide to Total Productive Maintenance” por R. Dan Reid e Ron Moore
  3. “TPM in Process Industries: A Practical Implementation Guide” por Hiroyuki Hirano
  4. “The TPM Playbook: A Step-by-Step Guide to Achieving World-Class Performance” por Mark Cornell
  5. “A Guide to the TPM (Total Productive Maintenance) Pillars” por Shiro Sezaki e Shuji Haneda
  6. “TPM for Every Operator: A Practical Guide to Total Productive Maintenance” por Kunio Shirose
  7. “TPM for Machine Tools: A Guide to Improved Machine Availability and Increased Productivity” por Masaji Tajimi
  8. “TPM in the Process Industries: Unlocking Plant Performance” por John W. Dakin
  9. “TPM for Supervisors: A Practical Guide to Total Productive Maintenance” por Hiroyuki Hirano
  10. “The TPM Revolution: A Practical Guide to the Lean Management System” por Jeffrey Liker e Nakao Hayashi.

Estes livros oferecem, sobretudo, uma ampla compreensão sobre o conceito e implementação do TPM. Nesse sentido, incluem estratégias e técnicas para melhorar a performance da produção, aumentar a disponibilidade dos equipamentos e promover a participação ativa de todos os funcionários. É, acima de tudo, literatura útil tanto para gestores, como técnicos, engenheiros e todos aqueles interessados em melhorar a eficiência e a eficácia da produção.