“Kick-off” é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “início” ou “pontapé inicial”. É comumente utilizada em contextos desportivos para se referir ao momento em que um jogo começa.
No mundo empresarial, o termo “kick-off” é frequentemente utilizado para descrever o início de um projeto ou iniciativa. Neste contexto, pode referir-se a uma reunião ou evento que marca o início oficial do projeto e serve para reunir a equipe, definir objetivos, discutir estratégias e alinhar expectativas.
O termo “kick-off” pode ser utilizado para enfatizar a importância do momento de início de um projeto ou iniciativa, destacando a necessidade de envolvimento e comprometimento de todos os envolvidos para o sucesso da empreitada.
Reunião de Kick-off
A reunião de Kick-off (ou reunião inicial de projeto) é um encontro para apresentar uma ideia, mostrar o que é esperado de um projeto, as funções de cada participante, enfim, fazer com que todos os envolvidos estejam sintonizados e a falar a mesma linguagem. Tecnicamente não é muito diferente de um briefing.
Neste tipo de reunião, poderá descrever a finalidade, as metas, o plano e todas as questões relevantes para o projeto, além de destinar algum tempo para responder às dúvidas dos colegas e esclarecer as próximas etapas. No final da reunião de Kick-off, toda a equipa deverá ter uma ideia partilhada sobre o que fazer, porquê e como.
Organizar a reunião
A forma de organizar a agenda da reunião vai depender do tipo de projeto. No entanto, os elementos chave devem incluir os 5 W, Who (quem), What (o quê), Where (onde), When (quando),why (porquê) e How (como). Eis aqui um guia:
- Apresentações
- Quais são os antecedentes do projeto
- Porque o estás a fazer
- Qual é o âmbito do projeto
- Qual é o plano de ação
- Quem está a fazer o quê
- Como vão trabalhar juntos
- Aonde se pretende chegar (o que podemos considerar sucesso)