Fazer compras online em segurança: 6 dicas úteis.

Fazer Compras Online em Segurança: 6 dicas úteis

Há todos os motivos no mundo para fazer compras online. As pechinchas estão lá. A diversidade de produtos é espantosa. As compras são seguras. O envio é rápido. Até as devoluções são fáceis, se escolher as lojas online certas. As compras nunca foram tão fáceis ou mais convenientes para os consumidores.

Mas, e os maus da fita? Infelizmente existem.

Mantenha a calma. Embora algo alarmantes, es estatísticas negativas não ser impedimento para fazer compras online. Basta usar algum bom senso e seguir conselhos práticos. Deixo-lhe aqui algumas orientações para fazer compras online em segurança.

Utilize lojas online conhecidas

Comece por uma loja online de confiança. Os resultados da pesquisa podem ser manipulados para o desviar, especialmente quando se passa à deriva pelas primeiras páginas de links. Se conhece o site, é menos provável que seja um burão.

Todos sabemos que a Amazon.com vende de tudo para todo o mundo; da mesma forma, praticamente todos as grandes marcas têm lojas online.

Cuidado com os erros de ortografia ou sites que utilizam um domínio de topo diferente (.net em vez de .com, por exemplo) – estes são os truques mais antigos do livro. Sim, as vendas nestes sites podem parecer sedutoras, mas é assim que o truque é feito.

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Procure o Cadeado

Nunca compre nada online usando o seu cartão de crédito em sites que não tenham encriptação SSL (secure sockets layer) instalada – no mínimo.

É fácil saber se o site tem SSL porque o URL (endereço) do site começará com HTTPS- em vez de apenas HTTP. Um ícone de um cadeado bloqueado irá aparecer, normalmente à esquerda do URL na barra de endereço ou na barra de estado abaixo, depende do seu navegador. HTTPS é agora padrão mesmo em sites que não são de compras. O Google Chrome atualmente assinala qualquer página sem o S extra como “não seguro”. Portanto, um site sem “HTTPS” deve destacar-se ainda mais.

Verifique os Extratos Bancários Regularmente

Não espere que o seu extrato bancário ou de cartão de crédito chegue no fim do mês. Aceda ao seu e-banking, principlmente durante as férias, e visualize os extractos do seu cartão de crédito, cartão de débito, e contas correntes. Procure quaisquer cobranças fraudulentas, mesmo que tenham origem em sites de pagamento como PayPal e Venmo. (Afinal de contas, há mais do que uma forma de chegar ao seu dinheiro).

Se notar algo de errado, pegue no telefone e trate do assunto rapidamente. No caso de cartões de crédito, pague o extrato apenas quando garantir que todos os débitos são exatos. Lembre-se, tem 30 dias para notificar o banco ou o emissor do cartão de crédito sobre qualquer irregularidade. Depois disso, poderá ser responsável pelos encargos independentemente de ter sido alvo de alguma burla.

Não Partilhe Informação Desnecessariamente

Nenhum retalhista de compras online precisa do seu número de Segurança Social ou da data do seu aniversário para processar a venda. No entanto, se os vigaristas conseguirem informação detalhada sobre si , podem fazer muitos danos. Quanto mais os cibercriminosos souberem, mais fácil será roubar a sua identidade.

Fornece o mínimo possível de dados pessoais. Mesmo as lojas online mais conhecidas são pirateadas com frequência e, apesar das medidas de segurança que implementam, muitas vezes os dados pessoais de clientes são roubados.

Tenha um Antivírus Atualizado

Os cibercriminosos não ficam sentados à espera que lhes forneça dados. Por vezes enviam-lhe algo extra para ver se cai na ratoeira.

Proteja o seu computador contra vírus e malware. Os ataques de phishing são bastante frequentes e as mensagens de email falsas parecem cada vez mais legítimas.

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Verifique o Vendedor

Finalmente, se estiver desconfiado de um site, faça o trabalho de casa. Por vezes basta fazer uma simples pesquisa no Google para encontrar “bandeiras vermelhas”.

Ao pesquisar por “nome da loja” seguido da expressão “review” ou “scam”, ou em português “críticas” ou “burla” já consegue tirar algumas conclusões.

Pode também verificar se a empresa em questão tem um NIF (Número de Identificação Fiscal) válido. Existe uma ferramenta da Comissão Europeia que permite validar números fiscais de empresas com sede em países da União Europeia: Validar VAT Number.

As opiniões de clientes nas plataformas Yelp e o Google My Business são também uma fonte de informação importante. Certifique-se que existe um número de críticas suficiente para se poder concluír algo.

No mínimo, certifique-se que existe um endereço físico (que até pode verificar no Google Maps) e um número de telefone. Em Portugal, os sites de comércio eletrónico têm que ter um link para a autoridade que regula essa atividade. Para o comércio, de uma forma geral, essa entidade é a ASAE.

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