Frases a evitar

Oito frases que são um balde de água gelada por cima da sua equipa

No momento de lidar com a equipa, algumas frases que parecem inofensivas podem deixar toda a gente desmotivada. São mesmo um balde de água fria. Evite-as!

Parecem todas inofensivas. São frases do dia-a-dia de quase todos os negócios, ditas por administradores ou empreendedores. Mas, não se engane, elas podem ter o mesmo efeito de um balde de água fria na sua equipa. Veja quais as frases a evitar.

Frases a Evitar

1. «Por que não fez de outra forma?»

Pergunta típica do analista de resultados que, quando algo não sai como o planeado, aparece como se não soubesse de nada e emite uma opinião. Definitivamente, este tipo de pergunta não ajuda!

2. «Os senhores têm certeza que isto vai funcionar?»

Perguntas que não trazem novos pensamentos e reflexão. São apenas perguntas para gerar dúvida e constrangimento numa equipa que provavelmente se juntou para encontrar aquela solução a ser apresentada. Portanto, uma frase que coloca a competência da equipa em causa, é mais um balde de água gelada sobre os seus colaboradores.

»» Leia também: Técnicas de Memorização

3.- «Sua meta para este mês é de muitos milhões. Nunca ninguém conseguiu alcançar esta marca. Seja o primeiro.»

Neste caso, as metas são sempre inatingíveis e desmotivadoras. Uma equipa que trabalha com planos de curto prazo, sem saber os objetivos a médio e longo prazo, tende a não produzir e a camuflar os resultados. Então, evite atirar este balde de água gelada sobre a sua equipa.

4. «Não tenho muito jeito para a tecnologia. Pode fazer isso por mim?»

É típico de pessoas que não se esforçam para aprender coisas novas e atiram sempre para os mais novos. Assim, se não sabe algo, desenvolva esse conhecimento e seja o primeiro a informar-se e a aprender.

5. «Só os paranóicos sobrevivem.»

Pessoas stressadas que acreditam que tudo o que fazem deve ser feito no máximo do stress, levando a equipe a uma loucura corporativa.

6. «Não acredito em planeamento a médio e longo prazo.»

Esta é uma expressão de alguém que não acredita em planeamento nenhum. Provavelmente não sabe sequer como organizar o curto prazo e atira para cima da equipa a pressão da empresa.

»» Também poderá gostar do artigo: “O que as mentes Fortes Não Fazem!“.

7. «Preencher relatórios é desgastante. Gosto de fazer as coisas à minha maneira. O importante é o resultado.»

Desalinhamento com a linguagem da empresa. O profissional pensa somente nos seus números e não compartilha dados que até pertencem à empresa. Infelizmnte, é demasiado comum ouvir isso de alguns profissionais da área comercial, que sabotam processos em prol de seu interesse pessoal.

8. «Para trabalhar nesta equipa, é preciso suar a camisola.»

Visão distorcida e antiquada de que o funcionário se vai dedicar de corpo e alma sem um motivo que ele reconheça como seu. Se as ações da empresa são contra os seus ideais e afinidades, dificilmente ele irá saber que camisola vestir, quanto mais suar pela empresa. Em primeiro lugar, deverá garantir que os objetivos dos seus colaboradores estão alinhados com os objetivos da equipa e da empresa.

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.