Caraterísticas dos Líderes Inspiradores

Caraterísticas dos Líderes Inspiradores

Existem poucos grandes gestores, e ainda menos grandes líderes. Manter a equipa motivada e satisfeita é uma tarefa árdua, mas é ainda mais difícil inspirar os outros para que o sigam, sobretudo se não tiver autoridade direta sobre eles. Neste artigo vamos descrever algumas das mais importantes caraterísticas dos líderes inspiradores.

Os líderes não são sempre perfeitos, e por vezes são até francamente peculiares. Mas apresentam um conjunto de comportamentos que faz com que sejam amados e admirados. Estas são algumas caraterísticas menos abordadas mas essenciais para distinguir um grande líder.

Fazer de advogado do diabo

Já alguma vez se deparou com um líder que continuamente o fez olhar mais profundamente sobre as coisas e o fez desafiar o status quo assumindo o outro lado da argumentação, mesmo concordando com o seu ponto de vista? É provável que não. Assumir o papel de advogado do diabo e desafiar ferozmente as suas crenças funciona bem em estudos científicos, mas é algo raro de encontrar no mundo dos negócios.

Os grandes líderes jogam o jogo dos «10 porquês», fazendo perguntas repetidamente, desafiando o seu próprio entendimento da estratégia em questão. Defendem o ponto de vista oposto apenas para explorar os diversos aspetos que tenham sido esquecidos ou negligenciados pela equipa e que possam ser essenciais para o sucesso da missão ou do projeto.

É fácil pensar que estamos certos, alimenta o nosso ego. Mas é necessário coragem para se levantar e desafiar as nossas próprias experiência, ideias, conhecimento.

Ficar com a culpa

Se há culpas a atribuir, os grandes líderes assumem-nas. Se há créditos a atribuir, os grandes líderes distribuem-nos pela equipa. Esta é uma das principais caraterísticas dos líderes inspiradores.

Não se preocupar com a sabedoria convencional

Quanto mais se diz «isto nunca foi feito antes», mais excitados ficam sobre a possibilidade de alterar esse facto. Constroem equipas à sua volta que não aceitam o «não» como resposta. É difícil imaginar uma equipa de rebeldes, mas isso é exatamente aquilo que é necessário para mudar as normas, para desafiar o antigo, e para inventar o novo.

E não se preocupam com o fracasso porque sabem que o que realmente conta é a sua resposta ao insucesso, e não o insucesso em si mesmo. O insucesso ensina-nos sempre algo.

Imagem que ilustra bem a diferença entre o mero chefe e um verdadeiro  líder.
Diferença entre Chefe e Líder

»» Também poderá gostar do artigo “Começar um Negócio Sem Dinheiro! É possível?“.

Saber ouvir

Malcom Forbes disse que «a arte de conversar assenta no escutar». Alguns dos maiores líderes fazem questão em não fazer ouvir a sua opinião logo no início da discussão. Preferem sentar-se discretamente e ouvir com toda a atenção o que os diversos elementos da sua equipa têm para dizer, eventualmente fazendo algumas perguntas apenas para elucidar uma ideia menos clara. Um líder forte que impõem a sua opinião logo à partida não está a tirar partido da sua equipa, e certamente não estará a ser inspirador para os que o seguem.

Procurar a diversidade

Todos nós já vimos gestores a rodearem-se de «yes man». Todos nós já assistimos a chefes, patrões, professores, a favorecer determinada pessoa por amiguismo – embora não nos agrade, temos que admitir que faz parte da natureza humana gostarmos daqueles que se assemelham a nós. Mas os líderes excecionais fazem questão em sair da sua zona de conforto ao recrutar pessoas diferentes dele próprio. Tentam criar equipas diversas, com opiniões, idades, género, perspetivas e experiências diferentes. Para inovar e evoluir é necessário confrontar ideias, gerar debate, e isso só se consegue com uma equipa diferenciada.

O General George S. Patton disse, «se todos pensam da mesma maneira, então alguém não está a pensar de todo».

Convidar a ingenuidade

Os grandes líderes são também adeptos da inovação. E sabem que a curiosidade e também uma certa ingenuidade são condições críticas para a inovação. São suficientemente humildes para aceitarem que não sabem algo e espertos o bastante para estarem em permanente aprendizagem durante todo o percurso das suas carreiras. Têm consciência, no entanto, que ninguém pode saber tudo, e que a mudança é permanente.

»» Leia também: “O que é a Gestão da Produção?“.

Desaparecer

Por vezes é fundamental sair temporariamente de cena, desconetar e refletir. Fazer algo diferente, mudar a rotina, e aprender algo completamente novo fora do leque de interesses relacionados com a atividade profissional. Os verdadeiros líderes são mestres em criar espaço em branco para onde a criatividade possa florescer. Mas a vantagem em desaparecer não é apenas essa. Uma das caraterísticas dos líderes inspiradores é perceber quando as suas baterias estão esgotadas e saber que a melhor forma de as recarregar é desligando.

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.