Tem um bom ou um mau chefe?

Tem um bom ou um mau chefe?

Neste artigo vamos revelar-lhe se tem um bom ou um mau chefe. Se para muitos isto pode parecer evidente, por vezes não é assim tão claro.

Indícios que lhe permitem aferir se o seu superior hierárquico é um bom ou um mau chefe

O seu chefe é um bom chefe? Ou é alguém que vai tornar a sua vida miserável para sempre? Cerca de 75% dos funcionários pensam que o seu chefe é o pior de todos e que o trabalho até poderia ser interessante sem a parte do «chefe». Infelizmente, há todo um conjunto de atitudes deploráveis comuns aos maus chefes, sendo relativamente fácil perceber se estamos na presença de um desses exemplares demasiado comuns.

O seu chefe prejudica a sua autoestima

Frases similares a «Tinha de ser você!», «É melhor chamarmos outra pessoa pois você não é capaz.». O seu chefe rebaixa-o? Diz-lhe que você não consegue? Infelizmente, não está sozinho. Cerca de 60% dos empregados afirmam que, em alguma altura, o seu responsável hierárquico feriu a sua autoestima.

»» Leia também o artigo “O que as Mentes Fortes Não Fazem!“.

O seu chefe não é bom naquilo que faz

Um estudo indica que 34% dos empregados afirmam que o seu chefe não é eficiente na sua própria função. Desses, cerca de metade afirma mesmo que desempenharia as funções do chefe muito melhor do que este.

O seu chefe não o motiva

A principal função de um chefe deveria ser defender e motivar a sua equipa. No entanto, 39% indica que nunca ou raramente se sentiram motivados pelo seu superior.

O seu chefe não sabe ouvir

Comunicação fluída e bidirecional deveria ser natural no seu local de trabalho, mas um terço dos inquiridos relata que nunca são ouvidos sobre assuntos de trabalho.

O seu chefe ignora-o

De acordo com o mesmo estudo, 57% dos funcionários que são ignorados pelos respetivos chefes nunca se comprometem devidamente com o trabalho.

O seu chefe elegeu alguns favoritos

Sente que o seu chefe proporciona mais oportunidades a outros colegas, mesmo quando você seria mais capaz de realizar essas tarefas? O estudo indica que isso acontece em 34% dos casos.

»» Também poderá gostar do artigo “Erros de português que deve evitar“.

O seu chefe faz com que tenha medo de ir trabalhar

A mesma pesquisa mostra que os funcionários temem conversas difíceis com o seu chefe (20,4 por cento) e retornar ao trabalho depois das férias (16,6 por cento).

O seu chefe não o inspira

Uma das cinco principais características de um mau chefe é a incapacidade de inspirar os seus subordinados.

O seu chefe não tem uma visão clara do caminho a seguir

Se quem supostamente deverá guiar os outros não tiver uma noção clara do objetivo a alcançar e do rumo a seguir será difícil manter os subordinados a remar com toda a convicção.

O seu chefe faz com que se queira esconder

Costuma evitar cruzar-se com o chefe? Tenta-se esconder quando ele aparece no horizonte? No estudo, existem 27% dos inquiridos que afirmam claramente que evitam a todo o custo interagirem com o seu superior hierárquico.

O seu chefe é preguiçoso

Mas porque é que se vai esforçar por cumprir o seu trabalho quando o seu chefe não cumpre o dele. Uns avassaladores 42% dos subordinados afirmam que o seu chefe não trabalha o suficiente.

O seu chefe não consegue manter a calma

Quando as situações se tornam stressantes, 47% dos chefes não conseguem manter a calma durante o episódio. Não é suposto ser o chefe a pessoa a quem recorrer quando nos sentimos ultrapassados pela situação?

»» Saiba quais são as atitudes típicas de um mau líder.

Nenhum chefe é perfeito

Não espere alguma vez encontrar um chefe que não se inclua em nenhuma das situações descritas anteriormente. Provavelmente, nem os grandes líderes que inspiraram toda a humanidade, como Nelson Mandela, ou Gandhi, receberiam a pontuação máxima dos seus eventuais subordinados. Mas, se visualizou o rosto do seu chefe em praticamente todos os itens descritos, comece a procurar outro emprego pois a situação não vai melhorar.

É no local de trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo e, se não nos sentirmos bem aí, temos a nossa felicidade irremediavelmente comprometida.

»» Leia também “O que não deve fazer nos primeiros 10 minutos de trabalho!

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.