Workaholic: dominando o trabalho compulsivo.

Workaholic: Dominando a vontade de trabalhar compulsivamente

Já alguma vez se sentiu como não pudesse desligar-se do trabalho? Como se estivesse permanentemente a trabalhar, mesmo quando está fora do horário de trabalho? Se respondeu afirmativamente, tenho a infeliz notícia a comunicar-lhe: é um workaholic.

Neste artigo, vou explicar o que é um workaholic e como lidar com essa tendência compulsiva.

O que é um workaholic?

Um workaholic é uma pessoa que tem uma necessidade constante de estar a trabalhar, colocando o trabalho acima de todas as outras coisas na vida. Os workaholics trabalham muitas mais horas do que o necessário, sacrificando tempo com a família, amigos e atividades de lazer. Dessa forma, é frequente terem dificuldade em relaxar e desligar-se do trabalho, mesmo fora do horário laboral.

Embora trabalhar muito possa parecer uma coisa positiva, ser um workaholic pode ter consequências negativas para a saúde e bem-estar de um individuo. Os workaholics frequentemente de stress crónico, ansiedade e exaustão, o que pode conduzir a problemas de saúde física e mental. Além disso, a falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode afetar os relacionamentos pessoais e a qualidade de vida de uma forma geral.

Formas de lidar com o trabalho compulsivo

Se se identifica como um workaholic e está à procura de um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, deixo-lhe algumas estratégias que, com certeza, o irão ajudar:

  • Estabeleça limites temporais – Defina horários específicos para trabalhar e desligue completamente do trabalho fora desses horários. Respeite o seu tempo livre e dedique-o a atividades que o relaxem e o energizem.
  • Dê prioridade ao cuidado pessoal – Cuide de si mesmo. Priorize a sua saúde e bem-estar, fazendo exercício físico, dormindo o suficiente, comendo bem e reservando tempo para atividades de lazer.
  • Defina metas realistas – Estabeleça metas realistas e alcançáveis para si mesmo no trabalho e evite colocar demasiada pressão.
  • Aprenda a delegar tarefas – Se é um líder, aprenda a delegar tarefas aos membros da sua equipa. Delegar tarefas pode ajudar a aliviar a pressão do trabalho e permitir que se concentre nas suas principais responsabilidades.
  • Aprenda a dizer “não” – Dizer “não” é um ato de autocuidado. Saiba quando é hora de dizer “não” a projetos extras ou a trabalhos fora do horário normal de trabalho.
  • Procure ajuda profissional – Se, mesmo assim, continua a ter dificuldades em encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, não hesite em procurar ajuda profissional. Um terapeuta ou coach pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com o trabalho compulsivo.

Em síntese, lidar com o trabalho compulsivo é um processo contínuo. Aprender a estabelecer limites e encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal pode levar tempo, mas com persistência e prática, é possível alcançar um estilo de vida mais equilibrado e saudável.

Referências Bibliográficas

Existem bons livros que exploram o tema do trabalho compulsivo e do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Deixo aqui, desde já, algumas recomendações que serviram de base a este artigo:

Estes livros podem ser uma ótima fonte de informação e inspiração para quem procura compreender e lidar com o trabalho compulsivo e, dessa forma, encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Não tem que ser workaholic toda a sua vida!

  • Compreendendo as Imparidades
    Este artigo explica o que são as imparidades e como afetam as contas das empresas, diferença entre imparidade e provisão e cobrança duvidosa.