Carta de cobrança de dívidas - modelo em excel (automático) e minuta em PDF.

Carta de cobrança de dívidas

Desta vez preparamos-lhe uma folha de Excel que gera uma carta de cobrança de dívidas. Esta carta serve para alertar o seu cliente que tem documentos cujo prazo de pagamento já está vencido.

Preparamos um artigo explicativo sobre este assunto. No entanto, se pretender pode descarregar de imediato esta minuta:

O que é uma carta de cobrança de dívidas?

Uma carta de cobrança de dívidas é um procedimento formal de comunicação com o cliente onde este é alertado para a existência de faturas que já deviam ter sido pagas. O cliente pode ser uma empresa (B2B) ou um consumidor final.

Objetivo da Carta de Cobrança

A carta de cobrança poderá ter um, vários ou todos os objetivos seguintes:

  • Informar os clientes que devem dinheiro – Se este é o objetivo, então a carta deverá ser o mais simples possível. O teor será cordial e o texto apenas recordará que existem valores em atraso, indicando os valores e as datas que deveriam ter sido cumpridas;
  • Estabelecer um acordo de pagamento – Se, através de contactos anteriores, tiver apercebido que o seu cliente enfrenta dificuldades de tesouraria, poderá propor um acordo para o pagamento da dívida. A carta deverá transmitir claramente a sua proposta. Poderá, por exemplo, propor o fracionamento da dívida em 10 mensalidades com um pequeno agravamento para o compensar dos custos de financiamento. No entanto, deve garantir que o acordo é benéfico para as duas partes;
  • Iniciar procedimentos legais – Se o pagamento está em atraso há bastante tempo, provavelmente terá que dar inicio aos procedimentos legais de cobrança de dívidas. Assim, a carta deverá alertar para as consequências legais do não pagamento.

O que deve incluir na carta?

A carta de cobrança de dívidas, além da identificação e endereços do remetente e destinatário, deverá incluir a seguinte informação:

  • O valor que o cliente nos deve;
  • A data à qual a dívida deveria ter sido paga;
  • Uma nova data de pagamento ou exigir o pagamento imediato;
  • Instruções que facilitem o pagamento como IBAN e endereço de email para envio de comprovativo;
  • Contacto direto para esclarecimento de dúvidas ou negociar um acordo de pagamento.

Quando recorrer à injunção?

Por fim, poderá mesmo que recorrer à cobrança coerciva. Nesse sentido, em Portugal, existe um processo mais simples de cobrança de dívidas, para valores inferiores a 15.000€, decorrentes de transações comerciais – é o procedimento de Injunção.

Poderá aceder aqui aos formulários para requerer uma injunção:

»» O que ler a seguir: Já conhece o livro “Manual Essencial de Recursos Humanos”? Preparamos um resumo para si!

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.