Nem todos temos a sorte de poder escolher o ambiente onde temos que passar a maior parte do tempo das nossas vidas. Neste artigo vamos lhe fornecer algumas dicas para sobreviver a um ambiente de trabalho agressivo.
Encher a mente com o momento presente não é apenas uma moda, é um estilo de vida que veio para ficar – Mindfullness.
São vários os estudos que apontam os benefícios para a saúde do Mindfulness (veja aqui o vídeo com uma palestra completa pelo Prof. Mark Williams).
Mas como ficar positivo quando vive permanentemente num ambiente de trabalho adverso?
Comece a manhã de forma positiva
Comece a manhã com pensamentos positivos. O ideal é escrever uma frase pequena positiva e colocá-la num sítio bem visível. Lembre-se de ser grato por aquilo que tem e por aquilo que quer alcançar no seu dia, nesse ano e em toda a sua vida.
Evite a televisão, rádio e redes sociais antes do pequeno-almoço
Ouvir notícias negativas faz com as ideias, pensamentos e sentimentos sejam também negativos ao longo do dia.
Tempo para meditar
Muito importante. 20 minutos de meditação podem ajudar a dar o mote para relaxar a mente e o corpo durante o dia.
Não se sinta já no escritório mesmo antes de sair de casa
Muitas pessoas começam a pensar no trabalho logo que acordam. Foque-se apenas naquilo que está a fazer no momento. Se estiver a tomar um duche, é nisso que tem de se focar, apreciando a água, o gel de banho…aprecie o momento presente.
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Uma tarefa de cada vez durante o dia de trabalho
Não interessa se é o melhor na sua função, faça uma lista de tarefas para o dia, e vá dando atenção a cada uma à medida que a vai iniciando. Concentre-se na tarefa atual. Nesse sentido, não tente executar uma tarefa pensando como vai fazer a tarefa seguinte.
Saia do escritório física e mentalmente.
Dê um passeio ao ar livre, respire o ar fresco e sinta a brisa na cara. Permita que o seu cérebro descanse e descarregue. O trabalho ainda vai lá estar quando regressar.
Evite coscuvilhice no escritório.
É fácil e tentador cair na ratoeira dos queixumes sobre o trabalho com os colegas. Mas lembre-se, este tipo de negatividade só o atira para baixo.
Solução: tente sair dessas conversas sem fazer juízos de valor, porque, no fundo, todos estão a dar o seu melhor, incluindo o seu chefe ou patrão.
Não torne nada pessoal
Você não se define pelo trabalho que desempenha. O trabalho é mais uma atividade na sua vida. Por isso, não leve uma crítica, direção, ordem, pedido, feedback ou falta de respeito como algo pessoal. Acima de tudo, se alguém o desrespeitar no trabalho, isso é mais revelador do estado dessa pessoa do que do seu.
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Lembre-se de respirar
Por fim, concentre-se nesta tarefa cada vez que inspira e expira, pois isso ajuda a alinhar estado físico e mental no momento presente.
Deixe no escritório o que é do escritório.
Evite rebobinar o dia de trabalho, mesmo já em casa. Finja mesmo que o seu trabalho não existe. A maior parte do stress surge em pessoas que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana. Esta parte do dia é passado, portanto deixe-a no passado e foque-se no presente. É esse o tempo que interessa no Mindfulness.
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