Saiba como sobreviver a um ambiente de trabalho agressivo

Como sobreviver a um ambiente de trabalho agressivo

Nem todos temos a sorte de poder escolher o ambiente onde temos que passar a maior parte do tempo das nossas vidas. Neste artigo vamos lhe fornecer algumas dicas para sobreviver a um ambiente de trabalho agressivo.

Encher a mente com o momento presente não é apenas uma moda, é um estilo de vida que veio para ficar – Mindfullness.

São vários os estudos que apontam os benefícios para a saúde do Mindfulness (veja aqui o vídeo com uma palestra completa pelo Prof. Mark Williams).

Mas como ficar positivo quando vive permanentemente num ambiente de trabalho adverso?

Comece a manhã de forma positiva

Comece a manhã com pensamentos positivos. O ideal é escrever uma frase pequena positiva e colocá-la num sítio bem visível. Lembre-se de ser grato por aquilo que tem e por aquilo que quer alcançar no seu dia, nesse ano e em toda a sua vida.

Evite a televisão, rádio e redes sociais antes do pequeno-almoço

Ouvir notícias negativas faz com as ideias, pensamentos e sentimentos sejam também negativos ao longo do dia.

Tempo para meditar

Muito importante. 20 minutos de meditação podem ajudar a dar o mote para relaxar a mente e o corpo durante o dia.

Não se sinta já no escritório mesmo antes de sair de casa

Muitas pessoas começam a pensar no trabalho logo que acordam. Foque-se apenas naquilo que está a fazer no momento. Se estiver a tomar um duche, é nisso que tem de se focar, apreciando a água, o gel de banho…aprecie o momento presente.

»» Leia também “Saiba como pedir um aumento de ordenado?“.

Uma tarefa de cada vez durante o dia de trabalho

Não interessa se é o melhor na sua função, faça uma lista de tarefas para o dia, e vá dando atenção a cada uma à medida que a vai iniciando. Concentre-se na tarefa atual. Nesse sentido, não tente executar uma tarefa pensando como vai fazer a tarefa seguinte.

Saia do escritório física e mentalmente.

Dê um passeio ao ar livre, respire o ar fresco e sinta a brisa na cara. Permita que o seu cérebro descanse e descarregue. O trabalho ainda vai lá estar quando regressar.

Evite coscuvilhice no escritório.

É fácil e tentador cair na ratoeira dos queixumes sobre o trabalho com os colegas. Mas lembre-se, este tipo de negatividade só o atira para baixo.

Solução: tente sair dessas conversas sem fazer juízos de valor, porque, no fundo, todos estão a dar o seu melhor, incluindo o seu chefe ou patrão.

Não torne nada pessoal

Você não se define pelo trabalho que desempenha. O trabalho é mais uma atividade na sua vida. Por isso, não leve uma crítica, direção, ordem, pedido, feedback ou falta de respeito como algo pessoal. Acima de tudo, se alguém o desrespeitar no trabalho, isso é mais revelador do estado dessa pessoa do que do seu.

»» Também irá gostar do artigo “Técnicas par memorizar tudo!“.

Lembre-se de respirar

Por fim, concentre-se nesta tarefa cada vez que inspira e expira, pois isso ajuda a alinhar estado físico e mental no momento presente.

Deixe no escritório o que é do escritório.

Evite rebobinar o dia de trabalho, mesmo já em casa. Finja mesmo que o seu trabalho não existe. A maior parte do stress surge em pessoas que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana. Esta parte do dia é passado, portanto deixe-a no passado e foque-se no presente. É esse o tempo que interessa no Mindfulness.

»» O que ler a seguir? “Saiba quais as principais caraterísticas dos líderes inspiradores“.

  • Dias Úteis por Mês
    Verifique os dias úteis, feriados e fins de semana para o ano de 2023. Saiba quantas horas vai efetivamente trabalhar e, aproveite a nossa oferta, descarregando a folha de Excel com os dias úteis por mês.
  • Como Organizar o Armazém
    Organizar um armazém implica criar um layout eficiente que maximize a utilização do espaço, racionalize o movimento de bens e pessoas, e torne fácil encontrar e aceder a itens.
  • Prazo Médio de Pagamento (PMP)
    O Prazo Médio de Pagamento, assim como o Prazo Médio de Recebimento, é um instrumento que nos ajudam a compreender o estado da tesouraria de uma determinada empresa.
  • Como Detetar Oportunidades de Negócio
    Um pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, um otimista vê uma oportunidade em todas as dificuldades. Um empreendedor será certamente um otimista. Veste artigo vamos revelar-lhe como detetar oportunidades de negócio.