O que é uma citação local?

O que é uma Citação Local

Pretendemos, com este artigo, clarificar a noção de citação local quando aplicada ao SEO (Search Engine Optimization).

O que é uma Citação Local?

Uma citação local é qualquer referência ao seu negócio na internet; é qualquer combinação do nome da sua empresa, número de telefone, endereço, código postal e endereço do website.

As citações encontram-se nas mais variadas formas:

  • Nome oficial da empresa
  • Nome pelo qual a empresa é conhecida
  • Nome da empresa, telefone e endereço
  • Nome da empresa, telefone e endereço e website
  • Nome da empresa e website
  • Etc…

Mas, uma citação local completa deverá incluir o nome da empresa (preferencialmente o nome pela qual é conhecida pelos seus clientes e colaboradores), endereço e número de telefone, normalmente referido por NAP (NameaddressPhone). Uma citação que não inclua, no mínimo, estes três dados, é conhecida por citação parcial.

Também são frequentemente utilizados termos como NAPW ou UNAP onde o W se refere ao Website ou com o U referindo-se a URL. URL e Website referem-se exatamente ao mesmo, o endereço do site da empresa. A ligação (link) para o website da empresa oferece um valor adicional à citação pois ajuda os motores de busca a criarem uma associação entre a citação e a sua empresa.

O valor da citação local

É importante percebermos que uma citação não precisa de conter um link para o seu website para ter valor. O valor da citação vem da simples menção do nome da sua empresa. O Google regista que a sua empresa foi referida num determinado site, conjuntamente com dados relacionados (NAP) e irá obter crédito por essa simples referência. Quanto mais vezes o nome da sua empresa for mencionado por toda a internet, mais proeminente será o seu negócio aos olhos do Google, e isso vai ajudar no seu ranking local.

O link, propriamente dito, já não é tão importante porque, de alguns anos para cá, quase todos os links para sites de empresas têm o atributo «nofollow». Este atributo, colocado pelo programador na linguagem HTML quando cria o link, indica ao Google que não deverá contabilizar este link quando calcula o valor da página de destino. Mas isto seria matéria para mais um artigo. O importante a reter é que uma citação não necessita de um link para ter valor.

Tipos de citações

As citações podem ser divididas em duas categorias: Citações Estruturadas e Citações Não Estruturadas. Vamos detalhar cada uma delas.

Citações Estruturadas

Uma citação estruturada é quando a informação sobre o seu negócio (NAP) provém de uma listagem num diretório de empresas. Sites com este tipo de listagens disponíveis são:

  • Portal Código Postal
  • Páginas Amarelas
  • Portugalio
  • Gescontact
  • Ciclex
  • Diretório IOL
  • Google My Business
  • Yelp
  • Bing Places
  • Etc…

Para saber quais os sites que merecem o seu tempo, consulte o nosso artigo onde revelamos os 10 melhores diretórios de empresas portuguesas.

Exemplo de citação estruturada

Citações Não Estruturadas

Menção do seu negócio (NAP) em qualquer outro tipo de sites. Os exemplos mais comuns são: artigos de Blogs, revistas e jornais online, wikis, etc.

A imagem seguinte apresenta um exemplo de citação não estruturada parcial para o mesmo negócio local. Neste caso é uma breve notícia no Jornal Público a anunciar uma exposição que decorre na Pastelaria Caravela em Viana do Castelo.

Exemplo de citação não estruturada

E mais um exemplo do que poderia ser uma citação não estruturada aqui mesmo, neste artigo:

E se visitar Viana do Castelo, ao apreciar o Chafariz e os antigos Paços do Concelho na famosa Praça da República, poderá saborear um croissant com creme da Pastelaria Caravela.

Repare que não existe qualquer ligação (link). Mas como mencionamos anteriormente, uma citação, mesmo sem um link, trará bastante valor para a reputação online da sua empresa.

Porque é que as citações são importantes para o ranking nas pesquisas locais

Verificação e confiança

As citações ajudam os motores de busca, como o Google e o Bing, a verificar que a empresa existe. Quando diversas e não relacionadas fontes contêm precisamente a mesma informação sobre uma empresa, é um sinal que o negócio é legítimo.

Listar a empresa nos principais diretórios nacionais e locais ajuda a empresa a ganhar autoridade, estabelecer confiança e vai melhorar a probabilidade de aparecer mais destacado nos resultados das pesquisas locais dos motores de busca.

Proeminiência

Os algoritmos locais utilizados pelos motores de busca para ordenar os resultados, utilizam as citações como um dos principais fatores. Na última sondagem a especialistas SEO local, este fator pesava cerca de 13.3%.

Importância dos diversos fatores no SEO local
Importância dos diversos fatores no SEO local

Quantas mais vezes a sua empresa for mencionada na Internet, mais proeminente será para os motores de busca. Faz todo o sentido. Se o algoritmo do motor de busca regista que o seu site é mencionado dezenas de vezes, comparado com a concorrência com três ou quatro citações, naturalmente terá tendência de o colocar à frente dos outros pois é isso que o utilizador, em princípio, irá querer.

Nem todas as citações são iguais

Os motores de busca não vão pesar todas as citações da mesma forma. Uma citação de um site governamental ou de um importante jornal nacional vale bastante mais do que uma inserção num daqueles diretórios mal-afamados. Não vale a pena apostar em diretórios com uma Autoridade de Domínio inferior a 25 (ver artigo sobre diretórios de empresas portuguesas).

No artigo referido fazemos um comparativo entre diretórios analisando-os detalhadamente quanto à Autoridade do Domínio, Antiguidade do Site, Nº de links externos, Nº de páginas do diretório indexadas no Google, Tráfego mensal (visitantes únicos) e quota de mercado.

Consistência das Citações

Assegurar a consistência das citações por toda a Internet é muito importante para o seu ranking local. Ter número de telefone, moradas, e até o nome comercial diferente nos diversos diretórios ou artigos de Blog confundem o Google. Será praticamente impossível conseguir esta consistência em todos os registos, mas, pelo menos, garante que os 10 maiores diretórios apresentem a sua informação de forma correta e atualizada.

Entretanto, naqueles diretórios mais pequenos, normalmente abandonados pelo webmaster e sem ninguém para efetuar as alterações, se não for bem-sucedido nesta tarefa da consistência, não desespere.

A relevância destes diretórios é pequena e não vai afetar a sua reputação desde que o seu perfil esteja correto nos diretórios maiores. Pequenas variações no texto também são permitidas pois os motores de busca já percebem a similaridade entre expressões. Se tem «Rua Abc» num diretório e «R. Abc» noutro, não há qualquer problema. Se o telefone estiver formatado de maneira diferente também não é grave. Já seria algo a resolver se, por exemplo, a empresa se chamasse «Farmácia Sem Remédio» em alguns diretórios e «Nome do Proprietário, Unipessoal Lda» noutros. Embora o nome se refira à mesma entidade, os motores de busca não conseguiriam perceber isso.

»» Leia também o artigo “Dar os primeiros passos no WordPress“.

Como construir citações para negócios locais

Construir citações é um processo que consome imenso tempo. É importante investir esse tempo da forma mais correta ou atribuir essa tarefa a alguém competente que forneça esse tipo de serviço.

A Ciberforma já não fornece esse tipo de serviço.

  • Compreendendo as Imparidades
    Este artigo explica o que são as imparidades e como afetam as contas das empresas, diferença entre imparidade e provisão e cobrança duvidosa.